ISS receberá sua primeira saída airlock para fins comerciais

1 min de leitura
Imagem de: ISS receberá sua primeira saída airlock para fins comerciais
Imagem: NASA / Reprodução
Avatar do autor

O foguete Falcon 9, da SpaceX, entregará em breve a primeira saída airlock privada da Estação Espacial Internacional (ISS). Chamada de "Bishop", a airlock será construída pela empresa americana Nanoracks, do ramo aeroespacial. Com a adição, espera-se facilitar o trânsito de itens no interior da estação para o espaço. 

Configuração da airlock Bishop. (Fonte: Nanoracks / Divulgação)Configuração da airlock Bishop. (Fonte: Nanoracks / Divulgação)Fonte:  Nanoracks 

A saída airlock tem formato semelhante a um sino e estará ligada ao exterior da estação por meio de grampos e travas. A função inicialmente planejada para o módulo é a de lançamento de satélites: astronautas carregariam o compartimento e, ao fim do fechamento de uma escotilha, todo o ar contido seria liberado para que, então, um braço robótico removesse o conjunto e o lançasse no espaço. 

Demonstrativo da airlock Bishop em simulação. (Fonte: Youtube / Nanoracks)

Para o oficial chefe de inovações da Nanoracks, Mike Lewis, o processo não é incomum: “É bastante parecido com os submarinos quando você está entrando na água, porém a diferença é que você está indo para o vácuo do espaço,” comentou ele em entrevista ao The Verge. 

Atualmente, a ISS possui três airlocks, e apenas duas delas permitem a saída de pessoas. Apenas a última, o Módulo Experimental Japonês (KIBO), permite o lançamento de cargas. O lançamento e a adição da Bishop estão previstos para novembro deste ano

ISS receberá sua primeira saída airlock para fins comerciais