Asteroide maior que campo de futebol passa próximo à Terra hoje

1 min de leitura
Imagem de: Asteroide maior que campo de futebol passa próximo à Terra hoje
Imagem: State Farm/Flickr
Avatar do autor

O asteroide 2020 QL2, uma grande rocha espacial considerada potencialmente perigosa, irá passar perto da Terra nesta segunda-feira (14), conforme informações da NASA. Segundo a agência espacial, o objeto tem mais de 120 metros de diâmetro e é um dos maiores já classificadas em sua designação NEO.

NEO, sigla em inglês para Objeto Próximo à Terra, inclui todo tipo de objeto (asteroides, cometas, meteoroides) cuja órbita intersecta a órbita do nosso planeta. 

O que preocupa em relação ao gigantesco asteroide é o tempo de sua detecção. Segundo um relatório da Express UK, o 2020 QL2 só foi avistado pela primeira vez no dia 14 de agosto e, posteriormente, em 3 de setembro, ou seja, menos de duas semana do seu ponto mais próximo de distância.

Fonte: NASA/ReproduçãoFonte: NASA/ReproduçãoFonte:  NASA 

O asteroide 2020 QL2

A velocidade estimada do asteroide é de quase 38.620 km/h e deverá passar, segundo as estimativas, a uma distância de 6,8 milhões de quilômetros da Terra. A medição atual revela que o QL2 viaja a 10,5 quilômetros por segundo.

Embora, pela sua velocidade e tamanho, o asteroide seja considerado como "potencialmente perigoso", a NASA garante que as chances de a rocha atingir a Terra são quase nulas, pois, se continuar sua trajetória atual, irá passar a uma distância cerca de dez vezes a distância entre a Lua e a Terra (384,4 mil quilômetros).  

Asteroide maior que campo de futebol passa próximo à Terra hoje