Conheça o menor animal vertebrado do mundo

Imagem de: Conheça o menor animal vertebrado do mundo

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Cientistas descobriram uma nova espécie de sapo muito interessante, em Papua Nova Guiné: os Paedophryne amauensis. Os animais adultos medem apenas 7 milímetros (menos de 1 centímetro) e, por isso, estão sendo reconhecidos pela comunidade científica como os menores vertebrados do mundo.

A descoberta aconteceu da seguinte maneira: biólogos da Universidade Louisiana State foram até as florestas tropicais de Papua Nova Guiné para estudar e gravar o coaxar de várias espécies de sapos. Entre os sons escutados, um muito peculiar chamou a atenção dos cientistas, que logo notaram que os ruídos vinham de animais muito pequenos.

Ao localizar os pequenos Paedophryne amauensis, os cientistas tiveram certa dificuldade para pegá-los, devido ao tamanho e à agilidade deles. Eles decidiram então colocar uma grande quantidade de folhas em um recipiente, na esperança de que algum animal fosse capturado junto. Assim, conseguiram reunir vários representantes da nova espécie.

Em análises posteriores, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o Paedophryne amauensis adulto não passaria dos 0,68 mm, sendo então reconhecido como o menor animal vertebrado do mundo (categoria em que estão inclusos mamíferos, peixes, aves, répteis e anfíbios). Como você pode ver na foto publicada pela BBC, ele possui menos da metade do tamanho de uma moeda de 10 centavos de dólar.