Pandemia causa nova onda de poluição por plástico no Reino Unido

1 min de leitura
Imagem de: Pandemia causa nova onda de poluição por plástico no Reino Unido
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

Uma nova onda de poluição por plástico, que tomou conta das praias e rios do Reino Unido, tem relação direta com a pandemia do novo coronavírus, de acordo com a instituição Surfers Against Sewage (SAS), especializada na conservação da vida marinha.

Em entrevista à BBC, publicada nessa segunda-feira (31), o porta-voz da SAS Jack Middleton disse que as pessoas voltaram a usar grandes quantidades de plástico descartável desde o início da crise de saúde provocada pela covid-19.

O resultado foi uma verdadeira “explosão” de materiais descartados no litoral e nos rios, especialmente a partir da flexibilização da quarentena. “Desde que o bloqueio começou a ser suspenso, testemunhamos uma nova onda de poluição por plástico, espalhando lixo em nossas praias na forma de máscaras e luvas descartáveis”, comentou Middleton.

As praias voltaram a ficar bastante poluídas desde a flexibilização da quarentena.As praias voltaram a ficar bastante poluídas desde a flexibilização da quarentena.Fonte:  Surfers Against Sewage/Reprodução 

Para ele, algumas medidas tomadas pelo governo britânico, como a retirada da cobrança pelo uso de sacolas plásticas e o adiamento da proibição de canudos e outros itens, também foram essenciais para o aumento da sujeira, freando os avanços feitos anteriormente.

Campanha contra a poluição

O plástico usado nas máscaras e outros produtos de higiene ajudou a salvar muitas vidas, nos últimos meses. Mas de acordo com a SAS, agora é preciso estudar novas maneiras de descartar esses materiais adequadamente, para evitar a destruição do meio ambiente.

Pensando nisso, a instituição iniciará uma nova campanha contra a poluição por plásticos, com o objetivo de incentivar ações populares em todo o Reino Unido. Um dos atos previstos para acontecer, entre os dias 5 de setembro e 18 de outubro, é a limpeza de 600 locais, entre praias e rios.

A organização também pretende divulgar, nas redes sociais, os nomes das empresas cujos resíduos são mais encontrados pelos membros da SAS durante a limpeza. O intuito é fazê-las tomar alguma atitude contra a sujeira.

Fontes

Pandemia causa nova onda de poluição por plástico no Reino Unido