Conjunção entre a Lua, Júpiter e Saturno nesta sexta e sábado

1 min de leitura
Imagem de: Conjunção entre a Lua, Júpiter e Saturno nesta sexta e sábado
Imagem: Pixabay

Nesta sexta-feira (28), os amantes da astronomia poderão observar uma nova conjunção entre a Lua, Júpiter e Saturno, que será visível a olho nu em todo o Brasil, mesmo onde há muita poluição luminosa. O fenômeno, que também acontecerá amanhã (29), só não é perceptível em caso de tempo nublado.

A conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparentam estar próximos um ao outro, visualizados a partir de um único ponto de observação. Ou seja, os dois planetas não estão perto do satélite natural, na verdade. Trata-se apenas de uma impressão do observador, olhando para o céu noturno da Terra.

Hoje, a Lua estará mais próxima de Júpiter. O espetáculo astronômico poderá ser visualizado cerca de uma hora depois do pôr do Sol, começando aproximadamente às 18h. Basta olhar para o horizonte leste, a cerca de 52º, onde você verá dois pontos brilhantes, que são os planetas. Eles atingirão a parte mais alta entre as 20h e as 21h, dependendo da região.

No sábado, a Lua estará mais perto de Saturno.No sábado, a Lua estará mais perto de Saturno.Fonte:  Space.com/Reprodução 

Já amanhã, o alinhamento será maior entre a Lua e Saturno. Também começando às 18h, cerca de 44º acima do horizonte leste, os astros estarão no ponto mais alto pouco depois das 21h, se dirigindo para o oeste. A observação pode ser feita até as 3h30, quando eles se põem no horizonte.

Dicas para observação

A conjunção Lua, Júpiter e Saturno pode ser observada sem o auxílio de qualquer equipamento. Mas se você possui um telescópio de alta potência, terá a chance de aproveitar um espetáculo ainda mais belo, inclusive visualizando os anéis de Saturno. Bons binóculos também propiciam uma observação mais detalhada do fenômeno.

E caso tenha dificuldade para encontrar os gigantes do Sistema Solar no céu noturno, a dica é usar apps como Stellarium, Sky Map e Star Chart, além de outros, que facilitam a localização dos objetos celestes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.