Professor constrói radar de ondas eletromagnéticas com latas de café [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Professor constrói radar de ondas eletromagnéticas com latas de café [vídeo]

As ondas eletromagnéticas estão por aí, mesmo que nossos olhos não consigam vê-las: são as inúmeras redes de rádio, as conexões Wi-Fi e até sinais de celulares. Mas isso não significa que, com um pouco de tecnologia, nós não possamos matar a curiosidade sobre como é a forma dessa manifestação.

O professor do MIT Greg Charvat resolveu não só captar essas ondas como mostrar uma maneira de você fazer isso em casa, apesar do procedimento exigir conhecimento sobre o tema e um transmissor de sinal.

Ele construiu um radar bastante improvisado a partir de duas latas de café (uma para transmissão e outra para captura), algumas LEDs e um dispositivo para captar as luzes produzidas. O resultado só é visto nos segundos finais do vídeo, enquanto no resto do clipe ele demonstra a explicação teórica e o equipamento.

A captura de longa exposição produz uma imagem colorida das ondas eletromagnéticas. (Fonte da imagem: Makezine)

De acordo com o Makezine, o professor utilizou um circuito simples que transmite um sinal que vai em direção a uma antena – que na verdade é uma lata de café com algumas LEDs. São elas que ajudam a formar as cores, que representam a amplitude positiva e negativa das ondas. Ao movimentar essa lata para frente e para trás durante um tempo, o professor foi capaz de tirar uma “fotografia” com a forma das ondas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.