Tapa na cara dos ambientalistas: derretimento do gelo ártico é reversível

1 min de leitura
Imagem de: Tapa na cara dos ambientalistas: derretimento do gelo ártico é reversível

Ambientalistas do mundo todo, tremei: as geleiras podem voltar a crescer. É o que dizem os cientistas da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos. Segundo eles, o encolhimento das geleiras é reversível, pois elas podem expandir-se em um “instante geológico”.

A constatação foi feita na Groelândia, onde os cientistas descobriram que uma geleira em movimento rápido cresceu velozmente durante um período de resfriamento da Terra, há milhares de anos. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail.

A descoberta faz coro às evidências que indicam que as camadas de gelo não só podem reduzir de tamanho devido ao aquecimento abrupto da Terra como também expandir-se em resposta ao resfriamento abrupto.

O estudo descobriu que, por duas vezes no período Holoceno (que se iniciou há 11 mil anos e se estende até hoje), uma geleira da costa oeste da Groelândia superou o encolhimento rápido para expandir-se durante um período de resfriamento que durou mais de um século.

O derretimento das geleiras da Terra converteu-se em símbolo da irresponsabilidade do ser humano diante da natureza. A descoberta dos cientistas pode provocar mais polêmicas com relação ao aquecimento global e às ações do homem no meio ambiente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.