Célula de combustível de 4 polegadas poderá mover um carro sozinha

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(Fonte da imagem: Dvice)

Carros elétricos precisam de um gerador movido à gasolina para funcionar em longas viagens. O problema é que quando eles dependem desse gerador, não são mais eficientes que um carro convencional, por causa da bateria.

Pesquisadores da Universidade de Maryland criaram uma célula de combustível que pode funcionar de forma mais eficiente que esse gerador. E elas poderão ser usadas com qualquer combustível, incluindo gasolina, diesel ou gás natural.

Células mais poderosas

As células de combustível que os pesquisadores utilizaram geram energia através de uma reação química, ao invés da queima de combustível (como toda célula desse tipo). Elas foram criadas para gerar energia para prédios e sempre foram consideradas impróprias para carros, porque operam em uma temperatura muito alta, em torno de 900 graus Celsius.

Os pesquisadores conseguiram desenvolver essa célula de forma mais compacta, com poder de produzir 10 vezes mais energia que as convencionais, além de ser menor que um motor a gasolina garantindo a mesma potência.

Além disso, eles baixaram a temperatura da célula, o que permitirá o uso de materiais mais baratos. No momento elas estão funcionando a 650 graus Celsius, mas os pesquisadores estão trabalhando para baixar esse valor para 350 graus Celsius.

Revolução no carro

Uma única grande pilha de combustível de 4 polegadas poderá ser suficiente para abastecer um carro inteiro. O grande problema é que o carro precisa de um tempo para ser ligado até a temperatura ser alcançada. No dia-a-dia, isso desgastaria a célula, reduzindo sua vida útil.

A ideia então é juntá-la com uma bateria, que ligaria o carro enquanto a célula de combustível é aquecida, pra depois ela começar a recarregar a bateria do carro, da mesma forma como funciona o Chevrolet Volt.

As primeiras aplicações dessa célula serão feitas em cabines de caminhões, que estão sendo testadas para ligar aparelhos de ar condicionado, televisores, micro-ondas que ficam dentro do interior das cabines, reduzindo em 85% o consumo de energia, em comparação com o caminhão em marcha lenta.

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