O Google Earth há muito tempo deixou de ser um simples programa para ter uma visão da Terra como se você estivesse no espaço. Desde seu lançamento, cada versão traz melhorias e novidades que impressionam até mesmo usuários acostumados a lidar com programas deste porte.
Além de ver o nosso planeta, os utilizadores do aplicativo têm acesso à cartas celestes, imagens do espaço (incluindo um passeio pela superfície de Marte), podem mergulhar em qualquer um dos oceanos e mares ou passear pela antiga Roma, sem falar nas outras dezenas de opções.
Nossos vídeos em destaque
Dentre estas dezenas de opções disponíveis no Google Earth, uma que encanta muitas pessoas é a possibilidade de ver o pôr-do-sol de qualquer lugar do planeta. Paris, Roma, Nova York, Curitiba, Brasília, São Paulo, Pólo Norte, Alaska, enfim, qualquer lugar mesmo.
O mais interessante é que o programa possui também uma ferramenta a qual permite o retrocesso ou avanço no tempo, assim você pode ver o pôr-do-sol quantas vezes quiser, e, como já foi dito, de qualquer lugar. Quer aprender como se faz? Então, vamos lá!
)
Configurações e opções
Antes de tudo, é preciso ativar algumas layers (Camadas) do Google Earh para que a visualização do Sol se pondo fique ainda mais legal! A primeira layer a ser ativada é a "3D Buildings" (Construções 3D), a qual mostra diversos prédios e construções em 3D no programa.
Desta maneira é possível não só ver o Sol descendo no horizonte como também o efeito da iluminação em prédios e monumentos.
Nem sempre é fácil se localizar no programa, por isso ativar a layer “Roads” (ruas) pode ser uma boa ideia, pois ela exibe o nome de todas as ruas de cada cidade.
Para que o tempo “passe mais rápido” no programa, o uso de uma ferramenta é fundamental. Trata-se da opção “timer” que permite ao usuário avançar ou voltar no tempo. Caso você queira ver o pôr-do-sol às três horas da tarde, em frente ao Coliseu, é só dar alguns cliques e aproveitar.
Como fazer
Depois que as opções acima estiverem prontas, é hora de começar o show. Primeiro escolha um lugar do qual você gostaria de ver o Sol se pondo. Paris, por exemplo, na Torre Eiffel. Utilizando a ferramenta de busca do Google Earth, procure pelo seu lugar preferido e, ao encontrar, rotacione a imagem de forma que você consiga uma boa visão do Oeste.
)
Não sabe para que lado fica o Oeste? No canto direito da tela você encontra as ferramentas de navegação e uma delas possui a letra N (de Norte) desenhada. Gire seu mapa até que esta letra N fique posicionada do lado direito, como mostrado na imagem ao lado.
Agora que você já está “olhando” para o lado certo, é hora de pular no tempo. Clique no botão
e, na barra de ferramentas que aparecer, utilize as setas para avançar até horário do pôr-do-sol (ou voltar, se for o caso).
Encerrando
O Google Earth é um dos poucos aplicativos que nos permite visualizar fenômenos naturais com a precisão mais próxima ao real. Poder ver o Sol se pondo mesmo em dias chuvosos, ou em meio aos prédios e construções é um privilégio que agora muitos podem ter. Não perca mais nenhum pôr-do-sol.
Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!
)
)
)
)
)
)
)