SpaceX lança 58 satélites Starlink nesta terça (18); assista ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX lança 58 satélites Starlink nesta terça (18); assista ao vivo
Imagem: Reprodução

Dando continuidade aos lançamentos de satélites para formar uma constelação e fornecer internet de alta velocidade para o mundo todo, a SpaceX enviará, nesta terça-feira (18), mais 58 dispositivos para a órbita terrestre – e o evento será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da companhia.

A quantidade de feitos da empresa de Elon Musk só vem crescendo. Recentemente, ela foi a primeira instituição privada a enviar humanos à Estação Espacial Internacional com a concretização da missão Demo-2, que decolou em 30 de maio e trouxe a tripulação em segurança novamente à Terra dois meses depois, em 2 de agosto. Além disso, testou com sucesso seu mais recente protótipo da nave espacial Starship em 4 de agosto, que voou a 150 metros de altura no Texas.

Não contente com as façanhas, a companhia conseguiu um contrato de segurança nacional dos Estados Unidos disputado por gigantes como a Blue Origin e a Northrop Grumman, isso há pouco mais de uma semana. O lançamento marcado para amanhã é o 13º do ano e levará, além dos dispositivos Starlink, mais três pequenos equipamentos SkySat da Planet, sendo a segunda missão conjunta da SpaceX com a empresa que comercializa imagens capturadas por satélites.

Quebra de recorde

O Falcon 9 utilizado, responsável pela viagem, já conta com cinco voos em seu currículo, marcando, desta vez, o 91º lançamento da empresa com equipamentos do tipo – sendo inédita a sexta empreitada de um único dispositivo, que bateu o recorde de foguete mais utilizado neste ano, deixando o Atlas V para trás.

De acordo com Musk, CEO e fundador da SpaceX, eram necessários de 500 a 800 satélites Starlink para que a cobertura global fosse implementada. Mais de 600 já foram lançados, e as condições climáticas previstas para amanhã na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Califórnia, EUA, por enquanto, estão favoráveis.

Para acompanhar o evento, basta clicar no player abaixo nesta terça, às 11h30, horário de Brasília.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.