SpaceX lança satélite militar da Coreia do Sul nesta terça-feira

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX lança satélite militar da Coreia do Sul nesta terça-feira
Imagem: Twitter/SpaceX

Nesta terça-feira (14), a SpaceX fará um novo lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos). Desta vez, a carga que será colocada em órbita pelo foguete Falcon 9 é um satélite militar da Coreia do Sul.

Construído pela Airbus Defence and Space, divisão da Airbus especializada em produtos de aplicação aeroespacial e de defesa, o ANASIS-II é o primeiro satélite militar sul-coreano. Segundo a companhia, o equipamento foi projetado para fornecer comunicações seguras em ampla cobertura.

Baseado na plataforma de satélites Eurostar E3000 da Airbus, o ANASIS-II vai operar em uma órbita geoestacionária, na qual poderá manter a posição sobre uma mesma área de cobertura do planeta, a uma altitude de aproximadamente 36 mil quilômetros.

O satélite foi construído pela Airbus Defence and Space.O satélite foi construído pela Airbus Defence and Space.Fonte:  Airbus/Divulgação 

Os detalhes a respeito do desempenho do equipamento, também chamado de KmilSatCom 1, são mantidos em segredo, a pedido do governo do país asiático. Até o início do funcionamento dele, a Coreia continuará a usar satélites de propriedade civil e internacional para as suas plataformas de comunicação.

Transmissão ao vivo

No último sábado (11), a empresa de Elon Musk iniciou os preparativos para mais este lançamento, com o acionamento dos motores do foguete para o teste estático de incêndio, concluído com sucesso. Agora, o equipamento está pronto para decolar.

Assim como nos demais eventos, o lançamento do satélite militar da Coreia do Sul pela SpaceX terá transmissão ao vivo no site da companhia, começando 15 minutos antes do horário previsto para a decolagem, às 17h, no horário local (18h, no horário de Brasília).

É importante lembrar que para a decolagem acontecer, o tempo precisa estar bom, sob o risco de adiamento da missão, o que já ocorreu em outras ocasiões. O lançamento da histórica missão Demo-2, por exemplo, que levou os astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional, em maio, teve a data original modificada por causa das más condições climáticas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.