Marte é destaque entre os principais eventos astronômicos de julho

2 min de leitura
Imagem de: Marte é destaque entre os principais eventos astronômicos de julho
Imagem: CNET/Reprodução
Avatar do autor

O mês de julho é um período histórico para a ciência espacial e a exploração do universo. Com a aproximação da órbita da Terra com a de Marte, agências globais aproveitarão esse momento para lançar uma série de novas missões no planeta vermelho.

Além disso, o mês contará com eventos astronômicos como eclipses lunares e chuvas de meteoros, de possível observação no Brasil. Confira abaixo o calendário!

Eclipse lunar penumbral (05/07)

Eclipse lunar penumbral, em 05 de julhoEclipse lunar penumbral, em 5 de julho.Fonte:  Space/Reprodução 

Em razão do alinhamento imperfeito entre Sol, Terra e Lua, a luz não alcança a totalidade da superfície da Lua e gera uma sombra parcial chamada de penumbra. O acontecimento ocorrerá em 5 de julho e terá uma duração aproximada de 3 horas.

Apesar de difícil visibilidade, as maiores chances de presenciar o evento estarão em parte da América do Norte, América do Sul, leste da Europa, oeste do Atlântico e África.

Lançamento do satélite Hope Mars (14/07)

Lançamento do satélite Hope Mars, previsto para 14 de julhoLançamento do satélite Hope Mars, previsto para 14 de julho.Fonte:  CNET/Reprodução 

A missão será marcada na história como a primeira iniciativa interplanetária liderada por um país árabe. Com lançamento previsto para 14 de julho, o satélite Hope será lançado a partir de uma base no Japão para chegar à órbita de Marte em 2021 e oferecerá uma imagem completa da atmosfera do planeta para análises da variação do clima ao longo dos anos.

Um dos principais focos será a coleta de dados, inicialmente durante 2 anos, das conexões entre a atmosfera superior e inferior do planeta vermelho, para descobrir a causa da perda de hidrogênio e oxigênio no espaço. O projeto também marcará um esforço global para atingir a proposta, ao contar com a colaboração conjunta entre os Emirados Árabes e universidades dos Estados Unidos.

Missão chinesa Tianwen-1, em Marte (23/07)

Missão da China Tianwen-1, prevista para 23 de julhoMissão da China Tianwen-1, prevista para 23 de julho.Fonte:  CNET/Reprodução 

Denominada Tianwen-1 (que significa “perguntas para o céu”), a iniciativa da China na exploração de Marte incluirá três veículos: orbiter, lander e rover. Eles foram projetados para sondar a atmosfera de Marte e procurar sinais de vida, no passado e presente, na superfície.

Caso a missão seja um sucesso, a China será a terceira nação a pousar no planeta (atrás de Estados Unidos e Rússia) e a segunda a explorar o local através de um rover (único país que já realizou foi EUA).

Chuva de meteoros (27/07)

Chuva de meteoros Delta AquáridasChuva de meteoros Delta Aquáridas.Fonte:  CNET/Reprodução 

Com início em meados de julho, a chuva de meteoros Delta Aquáridas atingirá seu pico no final do mês. Esse evento será resultado de partículas dos cometas Marsden e Kracht, no momento em que a Terra se encontrar com os escombros, e será mais observado no Hemisfério Sul, com destaque para o Brasil.

Exploração da cratera Jezero, em Marte (30/07)

Lançamento do rover Perseverance para explorar MarteLançamento do rover Perseverance para explorar Marte.Fonte:  CNET/Reprodução 

No final de julho, a NASA lançará o rover Perseverance para a exploração inédita da cratera Jezero, em Marte. O projeto foi desenvolvido para para coletar amostras e procurar sinais de vida microbiana passada para avaliar se o planeta já sustentou vida.

“O local de aterrissagem na cratera Jezero oferece terreno geologicamente rico, com formas de relevo que chegam a 3,6 bilhões de anos que podem responder a importantes perguntas sobre evolução planetária e astrobiologia”, disse Thomas Zurbuchen, em comunicado da NASA.

Com um design que se assemelha a traços da aparência humana, o robô espacial carregará em seu interior um pequeno helicóptero experimental, chamado de Ingenuity. Tal veículo será o primeiro a voar em outro planeta.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Marte é destaque entre os principais eventos astronômicos de julho