Veja como foi o eclipse com ‘anel de fogo’ deste domingo (21)

1 min de leitura
Imagem de: Veja como foi o eclipse com ‘anel de fogo’ deste domingo (21)
Imagem: WSB-TV
Avatar do autor

Neste domingo (21), ocorreu o primeiro eclipse solar do ano, que foi marcado por um brilhante anel de fogo no céu. Apenas um dia depois, as redes sociais foram inundadas por imagens do fenômeno. Apesar de não ser visível do Brasil, espectadores de todo o mundo puderam vê-lo ao vivo pela internet.

O fenômeno, conhecido como eclipse anular, acontece quando a Lua não consegue cobrir totalmente o Sol ao passar entre o astro e a Terra — sendo classificado, então, como um eclipse parcial. Com isso, é possível observar as bordas luminosas do Sol atrás da sombra do satélite natural, formando o que parece ser um anel de fogo no céu.

a  CGTN via Twitter/Reprodução 

O fenômeno foi visível no norte da Austrália e do Oceano Pacífico, além de diversas regiões da Ásia e da África, como documentou o site Space.com. Já que o ápice do eclipse anular aconteceu às 03:42 (segundo o horário de Brasília), não podemos observá-lo diretamente do Brasil.

a  Reprodução/ Ann Wang via REUTERS - Seaplay Radio 

Contudo, graças às transmissões ao vivo de projetos como o Virtual Telescope, foi possível assistir o fenômeno. O vídeo, com duração de cerca de 2 horas, ainda está disponível no Youtube — o anel de fogo surge exatamente à 01h00 da gravação.

O próximo eclipse com visibilidade a olho nu ocorrerá em 14 de dezembro. O fenômeno, que será um eclipse solar total, poderá ser observado em regiões da Argentina e do Chile. No Brasil, ele ficará apenas parcialmente visível.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja como foi o eclipse com ‘anel de fogo’ deste domingo (21)