Mercúrio ficará visível a olho nu nesta quinta-feira (4)

1 min de leitura
Imagem de: Mercúrio ficará visível a olho nu nesta quinta-feira (4)
Imagem: NASA
Avatar do autor

Nesta quinta-feira (4), será possível observar Mercúrio a olho nu após o pôr do sol. O planeta atingirá seu ponto mais alto em relação ao horizonte no começo da noite e ficará visível por apenas 2 horas, segundo o Astronomy Magazine. Para observá-lo com mais facilidade, o ideal é olhar em direção ao oeste.

Este é o um evento incomum, considerando que o planeta não ultrapassa a linha do horizonte com frequência e, durante as noites, fica pouco tempo no céu devido à sua proximidade do Sol. O planeta atingiu sua elongação oriental máxima por volta das 9h, no entanto somente poderá ser observado no começo desta noite.

a  NASA/Reprodução 

Em razão da sua posição no Sistema Solar, Mercúrio subirá apenas 7º acima do horizonte — uma distância consideravelmente curta para observação da Terra. Por essa razão, não será tão fácil encontrar o pequeno planeta vermelho no céu.

Vale dizer que o planeta vai se pôr mais cedo a cada dia durante as próximas 2 semanas. E, apesar de seu arco aumentar nesse período, sua luminosidade diminuirá gradativamente — o que, por consequência, dificultará sua observação.

Eclipse lunar nesta sexta-feira (5)

Esta semana será marcada por dois eventos astronômicos importantes. No dia seguinte à aparição de Mercúrio, acontecerá um eclipse lunar penumbral, no qual a Lua será levemente ofuscada pela sombra da Terra. No entanto, o fenômeno será visível somente na África, Austrália, Europa, Rússia e região Leste do Brasil.

Mercúrio ficará visível a olho nu nesta quinta-feira (4)