Virgin Orbit falha em primeiro teste de lançamento do LauncherOne

1 min de leitura
Imagem de: Virgin Orbit falha em primeiro teste de lançamento do LauncherOne
Imagem: Twitter/Virgin Orbit

O primeiro teste de lançamento do foguete LauncherOne, da Virgin Orbit, a partir de um avião a 10 mil metros de altitude, não foi bem-sucedido. O voo de demonstração, realizado ontem (25) nos Estados Unidos, terminou sem ele chegar à órbita terrestre, como esperado.

Por meio do Twitter, a empresa de Richard Branson contou que o LauncherOne teve uma liberação limpa e manteve a estabilidade após a ignição do motor do primeiro estágio. No entanto, houve uma anomalia logo a seguir, não revelada pela companhia, resultando na queda dele, com segurança.

Com 21 metros de comprimento e projetado para ser lançado a partir de uma das asas do avião Cosmic Girl, um Boeing 747 adaptado, o foguete da Virgin Orbit foi projetado para ser liberado quando a aeronave atingir a altitude requerida. Daí em diante, ele é impulsionado por seu próprio motor, que o levaria à órbita terrestre, transportando sua carga até o espaço.

Momento em que o LauncherOne se desprendeu do avião.Momento em que o LauncherOne se desprendeu do avião.Fonte:  Virgin Orbit/Divulgação 

Antes do voo de teste do LauncherOne, a empresa já havia comentado sobre a possibilidade de problemas, pois era a primeira vez que ela tentava a ignição de um foguete no ar. Os engenheiros não tinham certeza de que a trajetória dele duraria mais que alguns momentos.

Novos testes

Em nota divulgada após o teste, o CEO da Virgin Orbit Dan Hart afirmou que a empresa deve realizar um novo lançamento em breve. Segundo ele, os dados registrados nesta experiência inicial servirão de base para os ajustes necessários.

Um detalhe curioso a respeito deste lançamento é que Elon Musk foi solidário à empresa de Branson. Pelo Twitter, o CEO da SpaceX disse que "sentia muito pela falha", além de relembrar as suas quatro tentativas com o foguete Falcon 1 até alcançar a órbita.

A expectativa da Virgin Orbit é utilizar este sistema para o lançamento de pequenos satélites, aproveitando a crescente demanda do seguimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.