Aeronave X-37B é lançada ao espaço em nova missão misteriosa

1 min de leitura
Imagem de: Aeronave X-37B é lançada ao espaço em nova missão misteriosa
Imagem: Wikimedia Commons

A Força Espacial dos Estados Unidos lançou, ontem (17), a aeronave militar X-37B para mais uma missão misteriosa no espaço. Ela partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, um dia depois do previsto originalmente, devido às más condições climáticas, em um lançamento dedicado aos trabalhadores da saúde e às pessoas afetadas pela pandemia do coronavírus.

Considerada a mais importante de todas as seis viagens ao espaço feitas até o momento, conforme a secretária da Força Aérea dos EUA Barbara Barrett, a nova missão da X37-B teve poucos detalhes revelados. Entre as novidades, há a presença de um módulo de serviço, ampliando a capacidade de realizar testes.

Um dos experimentos previstos é a implantação do satélite FalconSat-8, que funciona como uma plataforma de testes operados pelo órgão militar. Outra tarefa programada é a experiência com a transformação de energia solar em energia de micro-ondas de radiofrequência e a sua transmissão para a Terra.

A missão partiu no foguete Atlas V.A missão partiu no foguete Atlas V.Fonte:  LiveScience/Reprodução 

A lista de atividades do veículo de teste orbital divulgada inclui também experimentos da NASA, com o objetivo de verificar os efeitos da radiação em sementes de alimentos e diferentes tipos de materiais. Segundo o governo, o trabalho realizado pela aeronave permite aos EUA desenvolver novas tecnologias para “manter a superioridade no domínio espacial”.

Programa sigiloso

Lançada ao espaço pela primeira vez em 2010, a aeronave X-37B faz parte de um programa sigiloso do governo americano, que não tem o costume de revelar muitos detalhes sobre os testes realizados por ela em órbita. Inspirada nos antigos ônibus espaciais, ela utiliza energia solar e não é tripulada.

Em outubro do ano passado, ela retornou à Terra depois de passar 780 dias no espaço, batendo o recorde de dias consecutivos voando ao redor do planeta. Somando todas as missões, ela acumula 2.865 dias em órbita.

Com esta nova missão, que não teve a duração declarada, o número será ainda maior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.