Pedaços de foguete chinês caem sobre vilarejos na Costa do Marfim

1 min de leitura
Imagem de: Pedaços de foguete chinês caem sobre vilarejos na Costa do Marfim
Imagem: China Daily/Reprodução

Pedaços de um enorme foguete chinês caíram na costa oeste do continente africano, na última segunda-feira (11), atingindo vilas na Costa do Marfim. Com quase 20 toneladas, ele é o lixo espacial mais pesado a atingir a Terra desde 1991, quando a estação espacial soviética Salyut-7, de 43 toneladas, despencou sobre a Argentina.

Lançado no último dia 5 de maio, o foguete Long March 5B foi utilizado para colocar uma sonda experimental da China em órbita. Depois disso, o núcleo dele não retornou à Terra, como normalmente acontece neste tipo de missão, permanecendo em uma órbita baixa e instável.

A sua queda estava sendo aguardada com uma certa preocupação. É que devido ao tamanho, havia uma chance maior de que ele não se desintegrasse por completo na reentrada, um padrão comum aos veículos menores. Além disso, a China não possuía um plano detalhado para derrubá-lo com segurança.

Este é um dos pedaços do foguete que teria caído na Costa do Marfim.Este é um dos pedaços do foguete que teria caído na Costa do Marfim.Fonte:  Twitter/Jonathan McDowell 

Segundo o astrofísico de Harvard e rastreador de satélites Jonathan McDowell, o país asiático não possui um histórico positivo em relação a garantir que seus foguetes não caiam sobre áreas povoadas, ao contrário dos Estados Unidos e de outros países, que geralmente lançam estes veículos sobre os oceanos ou locais remotos.

Relatos da queda

O Long March 5B percorreu um perigoso caminho sobre áreas povoadas antes de cair na costa oeste da África. De acordo com McDowell, ele passou, por exemplo, sobre Los Angeles e Nova York, nos Estados Unidos.

Há diversos relatos de moradores da Costa do Marfim, no Twitter e no Facebook, sobre misteriosos objetos caindo do céu. Algumas publicações, inclusive, mostram fotos do que seriam partes do foguete.

Não há confirmação oficial de que os destroços sejam mesmo dele nem informações sobre feridos, mas conforme o astrofísico, a localidade estava na rota do objeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.