DARPA vai lançar rede militar de satélites similar aos da SpaceX

1 min de leitura
Imagem de: DARPA vai lançar rede militar de satélites similar aos da SpaceX
Imagem: DARPA

A DARPA, agência norte-americana de projetos avançados do meio militar, anunciou nesta segunda-feira (11) os planos para lançar uma rede de satélites que opera de uma forma similar ao projeto Starlink, já parcialmente colocado em prática pela SpaceX.

O Blackjack, como foi batizado o programa, deve ter a primeira unidades lançada ao espaço ainda este ano. Essa primeira demonstração se chama Mandrake 1 e é composta por um satélite em miniatura no formato de um cubo, rodando processadores de supercomputadores. Já os demais componentes, das missões Mandrake 2 e Wildcard, seguem para a órbita terrestre em 2021, formando uma "constelação" de radares.

Tudo isso será comandado por um esquema chamado Pit Boss, um sistema de gerenciamento autônomo de missão.

Planos ambiciosos

O objetivo da DARPA é manter uma rede conectada de longo alcance, rápida em comunicação e com alto poder de processamento em chips embutidos nos satélites. O objetivo inicial é totalmente militar e voltado inicialmente para o compartilhamento de dados por conexões entre os satélites, sendo também capaz de fornecer conexões velozes.

Segundo a agência, muitos testes ainda serão realizados e nem mesmo a empresa responsável pelos lançamentos foi selecionada, com a escolha atualmente englobando as companhias Airbus, Blue Canyon Technologies e Telesat.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.