Coronavírus chegou ao Brasil antes do Carnaval, segundo Fiocruz

1 min de leitura
Imagem de: Coronavírus chegou ao Brasil antes do Carnaval, segundo Fiocruz
Imagem: Olhar Digital
Avatar do autor

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) aponta que a covid-19 chegou ao Brasil mais de 1 mês antes do primeiro caso registrado em 26 de fevereiro, no estado de São Paulo. A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade da República (Udelar), no Uruguai, também colaboraram na pesquisa.

Os resultados demonstraram que o vírus Sars-CoV-2 começou a circular no Brasil na 1ª semana de fevereiro. Isso significa que as transmissões se iniciaram antes do Carnaval, que, vale destacar, gerou diversas aglomerações em todo o país.

O Ministério da Saúde dividiu o ano em semanas epidemiológicas que têm início no domingo e vão até o sábado. O estudo apontou que o primeiro óbito por covid-19 aconteceu no Rio de Janeiro durante a 4ª semana epidemiológica, entre 19 e 25 janeiro.

Linha do tempo das transmissões do vírus SARS-CoV-2 no BrasilLinha do tempo das transmissões do vírus SARS-CoV-2 no BrasilFonte:  Fiocruz/Divulgação 

Na 8ª semana, véspera do Carnaval, já haviam 9 óbitos e 17 casos graves de covid-19. Durante as festas e blocos, a Fiocruz identificou 24 internações pela doença e 10 mortes.

O coordenador da pesquisa, Gonzalo Bello, do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC/Fiocruz, destacou a transmissão silenciosa da covid-19 e a necessidade de implementar uma vigilância molecular sobre o vírus. Já que foi somente por meio dessa tecnologia que os pesquisadores descobriram que uma série de pacientes diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tinham covid-19.

Na semana de 13 de março, quando teria se iniciado as transmissões, o Brasil já tinha 736 casos e 209 mortes. Quando o Ministério da Saúde registrou a primeira morte oficial, no dia 17 do mesmo mês, os óbitos tinham saltado para 670.

O Ministro da Saúde, Nelson Teich, declarou que ainda não tem condições de comentar os resultados do estudo, uma vez que ele ainda precisaria passar por avaliações técnicas.

Leia também:

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Coronavírus chegou ao Brasil antes do Carnaval, segundo Fiocruz