US Space Force anuncia data de lançamento de nova missão espacial

Imagem de: US Space Force anuncia data de lançamento de nova missão espacial
Imagem: US Space Force

“Algumas pessoas olham para o céu e se perguntam: ‘E se?’. Nosso trabalho é encontrar uma resposta. Temos que imaginar o que poderia ser imaginado. Fazer planos para o que é possível, mas que ainda é impossível. Talvez você tenha vindo para o mundo apenas para fazer as perguntas. Talvez tenha vindo para ser a resposta. Talvez seu propósito neste planeta esteja fora daqui”. Com esta chamada, a Força Espacial dos Estados Unidos recruta pessoas para seu time de pesquisadores. Em 16 de maio, uma grande novidade está por vir: a agência lançará uma missão espacial com um Boeing X-37B.

Em anúncio publicado na última quarta-feira (6), oficiais da entidade anunciaram que o veículo de teste orbital vai decolar em cima de um foguete United Launch Alliance Atlas V. O ponto de partida será a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, marcando a sexta missão do equipamento.

Barbara Barrett, secretária da US Space Force, deu alguns detalhes. “Esta missão vai ser responsável por mais experimentos que qualquer voo anterior do X-37B e incluirá duas pesquisas da NASA”, declarou. Segundo ela, estudar efeitos da radiação espacial em sementes e analisar a performance de outros materiais neste tipo de ambiente estão entre os objetivos. Um terceiro visa “transformar energia solar em energia de micro-ondas por radiofrequência e verificar como seria sua transmissão para a Terra”.

As novidades, claro, não param por aí. Chamada de OTV-6 (Veículo de Teste Orbital 6, em tradução livre) e Space Force 7, a empreitada também implantará o FalconSat-8, um pequeno satélite desenvolvido pela própria agência para dar início a cinco experimentos não revelados.

Tempo de pesquisa e soberania espacial

Os veículos X-37B se parecem com os antigos ônibus espaciais da NASA, mas são bem menores, possuindo 8,8 metros de comprimento, 2,9 metros de altura e área de carga equivalente à de uma caminhonete. Eles permitem os testes de novas tecnologias em órbita, sendo capazes de trazer de volta todo o equipamento para análise em solo. Grande parte dessas pesquisas é confidencial.

X-37B é a grande estrela de nova missão espacial.X-37B é a grande estrela de nova missão espacial.Fonte:  US Space Force

Jay Raymond, chefe de operações da agência, acredita no potencial de tais investigações. “Cada lançamento representa um marco e um avanço significativos na maneira como implantamos recursos no espaço de um jeito ágil e eficaz”, declarou.

Ainda não se sabe quanto tempo a OTV-6 vai durar, mas, com base em voos anteriores, presume-se que será um tanto longa. A última missão permaneceu ativa por 780 dias. Combinando o tempo de todas elas, cerca de 7 anos e 10 meses de estudos já foram atingidos pela iniciativa.

“Nosso time continua mostrando o desenvolvimento tecnológico necessário para que nossa nação domine o espaço. Enxuto, ágil e progressista”, finalizou Raymond.