Não se preocupe: seus boletos não transmitem covid-19

2 min de leitura
Imagem de: Não se preocupe: seus boletos não transmitem covid-19
Imagem: Pixabay/Gerd Altmann

Muita gente ainda se pergunta onde e por quanto tempo o SARS-CoV-2, vírus causador da pandemia de covid-19, pode permanecer ativo. É possível a contaminação tocando no cabelo ou na barba? Ou pelo o que os correios entregam?

O jornal New York Times ouviu especialistas para responder a essas dúvidas.

Corona no cabelo

Se você estiver isolado e respeitando, ao sair, as regras de isolamento social (manter a distância entre as pessoas, evitar aglomerações e sair só quando for extremamente necessário), mesmo se alguém chegar perto o suficiente para espirrar na sua nuca a contaminação seria improvável.

Segundo Andrew Janowski, infectologista pediátrico da Escola de Medicina da Universidade de Washington, "é preciso uma quantidade X de vírus no espirro e Y de gotas de saliva caindo sobre você. Além disso, você ainda precisaria tocar no cabelo e, depois, no rosto. Isso significa que é preciso acontecer toda uma sequência de eventos na ordem certa e, ainda, carregando a carga viral necessária para que a contaminação aconteça. O risco de alguém ser infectado pelo próprio cabelo é muito baixo”.

Leia tambémQuanto tempo o vírus da covid-19 vive sobre roupas e sapatos?

A barba pode tornar o uso da máscara de proteção ineficiente.A barba pode tornar o uso da máscara de proteção ineficiente.Fonte:  CDC/Reprodução 

Vírus via PAC

Segundo o The New England Journal of Medicine, o SARS-CoV-2 permanece ativo em plástico e aço inoxidável até 3 dias e em cobre e papelão, até 1 dia. A pesquisa não cita tecidos ou papel, mas o que foi observado dá pistas sobre sua sobrevida em roupas e correspondências.

O papelão (como o papel) é um material absorvente, portanto ele resseca e ajuda a desintegrar o vírus mais rapidamente do que quando se deposita em superfícies metálicas, por exemplo.

Em 2015, um estudo foi feito sobre a sobrevida do coronavírus causador da síndrome respiratória aguda grave (Sars). Os pesquisadores testaram sua viabilidade em papel e em um vestido de algodão. Dependendo da sua concentração, foram necessários 5 minutos, 3 horas ou 1 dia para que o vírus se tornasse inativo (no último caso, a concentração do vírus foi altíssima).

Não há casos registrados de alguém que tenha se contaminado via correios.Não há casos registrados de alguém que tenha se contaminado via correios.Fonte:  Pixabay/Jacqueline Macou 

Por isso, o risco de ser contaminado por aquilo que chega pelos correios (mesmo se for compras vindas da China ou um jornal) é muito baixo. Em caso de dúvidas, lave as mãos — como é recomendado — depois de manusear jornais, correspondências ou caixas de entregas.

Se for possível, simplesmente deixe tudo (cartas, pacotes, roupas, bolsa, chaves e sapatos) em uma “estação de descontaminação” perto da porta de saída.

Veja tambémSaiba o tempo de vida do coronavírus em diferentes superfícies

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.