Quanto tempo o vírus da covid-19 vive sobre roupas e sapatos?

2 min de leitura
Imagem de: Quanto tempo o vírus da covid-19 vive sobre roupas e sapatos?
Imagem: Pixabay

Afinal, é preciso lavar a roupa assim que volta da rua? Por quanto tempo o vírus permanece em roupas e sapatos? Essas e outras questões surgem porque o causador da covid-19 era impensável para a maior parte da população até alguns meses atrás. Felizmente, especialistas indicam que, por mais que se deva tomar cuidado, as vestimentas não devem causar tanta paranoia.

E existem algumas razões para isso: o vírus permanece em minúsculas gotículas respiratórias, que, de tão leves, flutuam no ar por até meia hora. É por isso que a principal forma de transmissão é quando essas partículas atingem a boca, o nariz ou os olhos — portanto, as máscaras são essenciais. Um corpo em movimento também desloca o ar à sua volta, fazendo com que o material provavelmente desvie de seu corpo mesmo que você passe diretamente sobre ele.

Apenas uma pessoa que falasse expelindo muita saliva poderia apresentar algum risco, pois poderia produzir gotículas mais pesadas. "É improvável que uma gota pequena o suficiente para flutuar no ar por um tempo também seja depositada nas roupas devido à aerodinâmica", disse Linsey Marr, cientista de aerossóis da Virginia Tech, em entrevista ao The New York Times.

Vírus é expelido em gotículas da fala, da tosse e do espirroVírus é expelido em gotículas de fala, tosse e espirro.Fonte:  Pixabay 

Eventualmente, algumas dessas partículas podem ser depositadas na blusa, mas são absorvidas pelo tecido em diferentes velocidades, dependendo da fibra. Com a gotícula totalmente seca, o vírus acaba se tornando inativo. "Sabemos que a gota pode secar sob algumas condições, o que pode ser mais rápido com fibras naturais", analisou a especialista em saúde pública Carol Winner, em conversa com o Huffington Post.

Portanto, uma saída rápida de casa não exige que a pessoa já leve a roupa para a lavanderia. Isso é diferente, porém, se alguém espirrar ou tossir na sua direção — nesse caso, o indicado é lavar. Vale lembrar que a higienização das mãos continua sendo altamente recomendada.

A situação é parecida nos calçados. "O público em geral não deve se preocupar em procurar o vírus na parte de baixo dos sapatos", explicou o dr. Joseph Allen, da Universidade Harvard, em entrevista ao Bustle. Porém, quem puder deixar os sapatos na porta de entrada, principalmente no caso de profissionais da saúde, ajuda a não levar o vírus para dentro de casa.

Caso você tenha uma máquina de lavar com regulagem de temperatura, dê preferência para o uso de água quente. Porém, se não tiver, não é necessário ferver a roupa, pois isso pode danificá-la e gerar um estresse desnecessário. Também é recomendável o uso de produtos alvejantes para ajudar a eliminar o vírus.

Leia tambémSaiba o tempo de vida do coronavírus em diferentes superfícies

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.