Robôs da Boston Dynamics ajudam hospital na luta contra o coronavírus

1 min de leitura
Imagem de: Robôs da Boston Dynamics ajudam hospital na luta contra o coronavírus
Imagem: Boston Dynamics

A fabricante do setor de robótica Boston Dynamics é mais uma empresa a adaptar os seus equipamentos para lidar com a pandemia do novo coronavírus. A companhia norte-americana, mais conhecida pelos equipamentos de uso industrial e de transporte de carga, agora está atuando em um hospital para auxiliar uma equipe médica bastante sobrecarregada e exposta a riscos enquanto combate a covid-19.

Modelos da linha quadrúpede Spot estão há duas semanas atuando no Brigham and Women’s Hospital, em Boston, como um recurso de telemedicina. Com um tablet acoplado no topo, o robô é capaz de fazer uma ligação entre pacientes e um médico, que fica responsável por fazer uma rápida triagem em uma barraca fora do ambiente do hospital.

O uso do robô agiliza os processos e evita o contato entre pessoas saudáveis e eventuais infectados com o coronavírus. Ele é especialmente útil nessa unidade médica porque lá foi detectada a falta de equipamentos de proteção a médicos e enfermeiros, essenciais para que as consultas sejam realizadas de uma forma segura.

Usos futuros

Ao menos uma pessoa que foi inicialmente recebida pelo robô Spot acabou diagnosticada com a covid-19 e está recebendo o tratamento adequado. Agora, a Boston Dynamics trabalha para levar o equipamento a outros hospitais e também encontrar mais utilidades para ele.

O Spot pode ser modificado para atender a outras necessidades do setor de saúde.O Spot pode ser modificado para atender a outras necessidades do setor de saúde.Fonte:  Boston Dynamics 

Protótipos ainda em desenvolvimento incluem um anexo que mede a temperatura de pacientes e até analisa a respiração, a partir de uma câmera com infravermelho. Outro modelo semiautônomo pode até ajudar a desinfetar quartos e corredores de hospitais com uma luz ultravioleta, enquanto alguns são capazes de levar pacotes ou até alimentos de um cômodo ao outro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.