Ex-terraplanista diz que movimento funciona como uma seita

2 min de leitura
Imagem de: Ex-terraplanista diz que movimento funciona como uma seita

Já ouviram falar em “ex-terraplanistas”? Eles existem, e Eduardo Dias, de 32 anos, é uma prova viva disso. Nascido em Vila Velha, no Espírito Santo, o youtuber se considera um questionador e sempre gostou de teorias da conspiração. Depois de passar um tempo defendendo o terraplanismo, hoje ele se autodeclara como o maior inimigo do movimento no Brasil.

Como tudo começou

Apaixonado por história e conspirações, Dias se deparou com o terraplanismo há cerca de quatro anos. Como ele já questionava a ida do ser humano à Lua, começar a acreditar que a Terra tem o formato de um disco foi mais ou menos natural.

Dias disse que passou aproximadamente dois meses defendendo veementemente o movimento, mas sua crença começou a enfraquecer quando, na época, tentava gravar vídeos argumentando a favor do terraplanismo, para postar em seu canal do YouTube, chamado Sistemático, e não encontrava provas ou indícios científicos que os sustentassem.

O youtuber ex-terraplanista, Eduardo Dias. (Fonte: BBC/Eduardo Dias/Reprodução)

Para alguns, o movimento é uma seita

Dias se tornou terraplanista porque queria questionar uma ideia preestabelecida. Ao perceber que os argumentos do movimento não conseguiam sustentar as ideias apresentadas, ele resolveu abandoná-lo.

Segundo ele, o movimento conta com dois tipos de pessoas: as honestas, que são levadas a questionar uma ideia já absorvida pelo senso comum, e as desonestas, que muitas vezes nem creem que a Terra não é realmente esférica, mas agem como em uma seita. Não importa o quanto você tente argumentar, essas pessoas não estão abertas a debater, mas somente a ignorar os fatos e seguir deturpando a ciência.

Para Dias, essas pessoas agem assim como estratégia de autopromoção. A maioria delas só que se sentir “parte de um grupo”, ou ainda quer ganhar dinheiro monetizando vídeos no YouTube e em outras plataformas. Por isso, elas continuam investindo em uma ilusão, já que a verdade não lhes traz nenhum benefício.

Leia tambémMilhões de brasileiros se declaram terraplanistas, diz Datafolha

Ex-terraplanistas são comuns, mas eles se escondem

De acordo com Dias, as pessoas que abandonam o movimento não são tão raras. Ele mesmo já recebeu mais de 200 emails de pessoas que deixaram o movimento de lado, algumas até por causa de seus vídeos anti-terraplanismo.

No entanto, é muito difícil encontrarmos pessoas que se autodeclaram como ex-terraplanistas publicamente porque elas sentem vergonha de admitir que acreditaram em uma ideia tão grotesca.

O youtuber também informou que já foi ameaçado algumas vezes, por mensagens nas redes sociais, e até por meio do WhatsApp. Algumas dessas mensagens são "infantis", e outras nem tanto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.