Asteroide gigante passará pela Terra no sábado, diz NASA

1 min de leitura
Imagem de: Asteroide gigante passará pela Terra no sábado, diz NASA
Avatar do autor

A NASA reportou que, neste sábado (15), um asteroide passará próximo da Terra, "apenas" 5,77 milhões km distante do nosso planeta — um "raspão", considerando distâncias cósmicas. Conhecido como 2002 PZ39, este asteroide apresenta proporções assustadoras, medindo entre 440 e 990 metros.

De acordo com o Daily Express, a agência espacial alertou que uma colisão seria catastrófica, isso porque a velocidade esperada no momento em que o asteroide irá passar pelo nosso planeta é de 57.240 km/h.

A NASA classificou o 2002 PZ39 como NEO (Near-Earth Object), uma categoria de elementos que passam pela Terra em uma distância considerada “perigosa”.

(Fonte: Olhar Digital/Reprodução)

"Consideramos prudente concentrar esforços para analisar esses elementos, estimar seus tamanhos, composições, estruturas e manter um olho fixo em suas trajetórias futuras.", afirmou a agência.

Apesar de esperar uma “passagem próxima”, a NASA alega que as chances do 2002 PZ39 colidir com a Terra são extremamente baixas. A agência informou, contudo, que uma colisão teria consequências globais.

Após passar pelo nosso planeta, o asteroide gigante vai seguir seu caminho no nosso Sistema Solar e seguir para Vênus onde deve chegar em 2034. Espera-se que ele passe novamente pela Terra no mesmo ano, no dia 25 de Agosto.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Asteroide gigante passará pela Terra no sábado, diz NASA