Novo coronavírus pode ter sido transmitido de cobras para humanos

1 min de leitura
Imagem de: Novo coronavírus pode ter sido transmitido de cobras para humanos
Avatar do autor

Não é novidade alguma que determinadas doenças podem ser transmitidas de animais para humanos — Ebola e Zika estão aí para provar isso. De acordo com novas evidências, o surto de pneumonia na China é mais um desses casos.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou uma atualização esta semana, informando que a doença está ligada à venda ilegal de animais selvagens no em um mercado de Wuhan, cidade chinesa. Esse foi o ponto de início do surto.

Um estudo recente publicado no Journal of Medical Virology abordou uma potencial origem do vírus, sugerindo que cobras poderiam ter sido as responsáveis pelas primeiras transmissões. Essa nova informação foi descoberta a partir de uma análise genética, mas a teoria ainda não foi confirmada.

(Fonte: Jovem Pan/Reprodução)

Com o surgimento de novos casos sem nenhuma ligação com o mercado de Wuhan, autoridades levantaram a possibilidade de transmissão entre humanos — o que poderia facilitar um surto de escalas maiores.

Como já explicamos nessa matéria aqui, alguns vírus realmente têm a capacidade de adaptar-se ao ambiente, desenvolvendo até novas formas de transmissão. O coronavírus, ou 2019-nCoV, pode ser um desses.

Se a teoria for confirmada, será um grande avanço no controle da doença. Afinal, a identificação do hospedeiro possibilita novas abordagens e estratégias por parte das autoridades que podem ser mais eficazes.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Novo coronavírus pode ter sido transmitido de cobras para humanos