NASA realiza a segunda caminhada espacial totalmente feminina

1 min de leitura
Imagem de: NASA realiza a segunda caminhada espacial totalmente feminina

NASA realizou, nesta quarta-feira (15), a segunda caminhada espacial totalmente feminina da história, que contou com a participação das astronautas Christina Koch e Jessica Meir, as mesmas escaladas para o passeio histórico acontecido em outubro de 2019.

Conforme a agência espacial americana, a nova caminhada durou 7 horas e 29 minutos e teve o objetivo de efetuar a troca das antigas baterias de níquel-hidrogênio da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) por baterias de íon-lítio, que são mais leves, possuem maior capacidade de carga e durabilidade. O passeio foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Esta foi a primeira caminhada fora do laboratório em órbita em 2020 e a 225ª em toda a história da Estação, além da segunda formada exclusivamente por mulheres e a 44ª a contar com a presença de pelo menos uma astronauta feminina.

A segunda caminhada 100% feminina no espaço foi realizada com sucesso. (Fonte: NASA/Divulgação)

Segundo a NASA, os membros da tripulação já passaram 58 dias, 23 horas e 12 minutos trabalhando do lado de fora da estrutura, lançada em novembro de 1998, realizando diferentes tipos de tarefas.

Nova caminhada marcada para 20 de janeiro

Esta foi a segunda caminhada espacial de Meir e a quinta de Koch, números que vão aumentar em breve, pois está previsto para a próxima segunda-feira (20) um novo passeio do lado de fora da ISS, com a missão de dar continuidade à substituição das baterias, evento que também deve ter transmissão ao vivo via internet.

De acordo com a NASA, Jessica Meir soma 14 horas e 46 minutos em caminhadas no espaço, enquanto Christina Koch tem um total de 35 horas e 17 minutos, lembrando que Koch detém o recorde de maior permanência no espaço para uma mulher — ela está há mais de 300 dias na Estação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.