NASA compartilha timelapse incrível registrado pela ISS

1 min de leitura
Imagem de: NASA compartilha timelapse incrível registrado pela ISS

A NASA divulgou recentemente um timelapse feito pela Estação Espacial Internacional (ISS). Na imagem, feita pela astronauta Christina Koch sobre o continente africano, é possível ver detalhes como luzes de cidades, queimadas, relâmpagos e até mesmo a atmosfera da Terra.

Fonte: NASA/Divulgação
Fonte: NASA/Divulgação

A NASA também publicou um comunicado explicando com mais detalhes o que significa exatamente cada ponto luminoso da foto:

“A imagem inclui muitas luzes naturais e artificiais que um astronauta pode ver durante uma órbita à noite. No solo, características estacionárias, como cidades, aparecem como faixas pontilhadas de amarelo-branco pálido; com cada ponto marcando outro quadro capturado. Muitas das linhas pontilhadas mais finas com tons de laranja mais escuros são incêndios em Angola e na República Democrática do Congo”.

Além disso, também é possível ver diversos pontos brancos na imagem que são relâmpagos ocorrendo em grandes tempestades. Já a camada esverdeada que é possível ver contornando o planeta é a atmosfera terrestre.

No Twitter a Nasa também compartilhou a foto da Estação Espacial:

"Luzes da cidade, estrelas, tempestades com raios e até reflexão de satélite - uma composição de fotos individuais empilhadas umas sobre as outras para mostrar todas as coisas incríveis que vemos à noite pela janela".

A Estação Espacial

A ISS leva cerca de 92 minutos para dar uma volta completa ao redor da Terra. Isso faz com que registrar uma imagem de timelapse com tanta atividade estelar, além de capturar outros elementos luminosos, leve apenas 11 minutos. De modo geral, para conseguir um efeito semelhante, se a foto fosse feita da Terra, levaria um noite inteira.

Atualmente a Estação Espacial está no meio da Expedição 61, e conta com três cientistas da NASA, dois cosmonautas russos e um astronauta da Agência Espacial Européia. A missão teve início no dia 3 de outubro de 2019 e está prevista para acabar em fevereiro de 2020. Em 18 de outubro, Koch e Jessica Meir realizaram a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina na história da ISS.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.