Companhia aérea do Japão tem robôs que viajam no lugar de humanos

1 min de leitura
Imagem de: Companhia aérea do Japão tem robôs que viajam no lugar de humanos

A companhia aérea japonesa All Nippon Airways lançou um novo e inusitado plano de viagens em desenvolvimento. A empresa vai colocar robôs de telepresença para viajar no lugar de passageiros humanos, inclusive para fazer visitas a pontos turísticos.

A ideia não é eliminar totalmente as pessoas das aeronaves. Na verdade, o objetivo é permitir que pessoas com problemas de saúde e que estejam impossibilitadas de viajar consigam fazer "viagens dos sonhos", conhecer lugares do outro lado do mundo ou até participar de eventos como partidas esportivas, conferências e exposições.

Os mil robôs que serão utilizados pela empresa são modelos Newme, que tem velocidade máxima de 2,9 km/h e uma bateria que dura aproximadamente três horas. Um tablet serve como "cabeça" para o robô, e a tela de 10,1" ainda é sensível ao toque para interações com as pessoas que estiverem do outro lado.

A ideia de servir de "avatar" para clientes deve começar humilde, mas a empresa quer até fazer passeios mais mirabolantes, como mergulhos nas profundezas dos oceanos e até para a Lua. Em vez do robô, se o cliente preferir, ele pode utilizar um headset de realidade virtual e ter a experiência em primeira pessoa, usando a câmera do robô.

Fonte da imagem: ANA/Divulgação

Por enquanto, a All Nippon Airways não anunciou quando quais viagens serão possíveis e nem os preços desses pacotes. O projeto deve ser colocado em prática na metade de 2020. O TecMundo testou há alguns anos um robô parecido, que era voltado para o ambiente corporativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.