NASA anuncia importante avanço em missão para exploração de lua de Júpiter

1 min de leitura
Imagem de: NASA anuncia importante avanço em missão para exploração de lua de Júpiter

Um dos locais em que os cientistas acreditam que poderia abrigar formas de vida alienígena no Sistema Solar é a lua jupteriana Europa, que consiste em um satélite ligeiramente menor do que a nossa Lua, mas que abriga um imenso oceano.

Para explorar essa possibilidade, a NASA decidiu investir em uma missão espacial, a “Europa Clipper”, e a agência anunciou nesta semana que o projeto fez um importante avanço e está pronto para passar à fase final de design que, por sua vez, dará lugar à etapa de construção e testes da nave.

Progresso

A lua Europa é o sexto maior satélite da nossa vizinhança estelar e observações revelaram que ela possui uma fina atmosfera – composta principalmente por oxigênio – e uma superfície de gelo incrivelmente lisa. Essa característica sugere fortemente que sob essa “casca” gelada exista uma enorme quantidade de água em sua forma líquida. E onde há água pode haver vida e é por isso que a NASA quer dar uma vasculhada por lá.

(Fonte: Slash Gear / Reprodução)

De acordo com Shane McGlaun, do site Slash Gear, o pessoal da agência deve dar início ao desenvolvimento e montagem dos dispositivos necessários para a realização de estudos científicos que estarão a bordo da sonda espacial.

Os engenheiros e demais cientistas envolvidos no projeto estão se baseando em outras missões espaciais de sucesso – como a Cassini e a Galileo – para definir quais equipamentos devem ser incluídos, e a expectativa é de que a Europa Clipper esteja prontinha em 2023, embora o lançamento seja esperado para 2025.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.