Tecnologia mede pressão arterial através de uma selfie em vídeo

Imagem de: Tecnologia mede pressão arterial através de uma selfie em vídeo

Imagina que prático saber sua pressão sanguínea com apenas um vídeo no seu celular? É isso que cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, estão desenvolvendo. O projeto consiste em apresentar dados sobre a saúde do indivíduo através de uma selfie em vídeo pelo smartphone.

O responsável pela tecnologia é Kang lee, professor do Instituto de Estudos de Educação de Ontário, em parceria com o pesquisador Paul Zheng.

Para obter os resultados, os pesquisadores realizaram um vídeo de dois minutos do rosto de 1.328 indivíduos pela câmera de um iPhone. Através da tecnologia, que é chamada de imagem óptica transdérmica, os dados obtidos foram comparados com resultados de dispositivos padrões para medição da pressão do sangue.

Será que funciona?

Parece que sim. De acordo com a equipe, a medição chega a 96% de precisão. Ela funciona por meio da natureza translúcida da pele facial, ou seja, quando a luz atinge a face, ela chega até o sangue. Então, um sensor óptico captura a luz refletida pela hemoglobina e a pressão do sangue que flui.

E o melhor: a descoberta da tecnologia foi por acaso. Na época, os pesquisadores estavam tentando desenvolver um detector de mentiras que não exigisse contanto e, durante o processo, descobriram que poderiam medir a pressão sanguínea.

O app que realiza esta importante tarefa ainda não está disponível no Brasil, mas você pode ver um vídeo de como ele funciona a seguir: