Agenda cósmica: 2 chuvas de meteoros devem agitar o céu nesta semana

1 min de leitura
Imagem de: Agenda cósmica: 2 chuvas de meteoros devem agitar o céu nesta semana
Imagem: Fox 8/Reprodução

Eis que na falta de 1, teremos 2 eventos celestes nesta semana: as chuvas de meteoros Delta Aquarídeos do Sul e Alfa Capricornídeos – sendo que as duas poderão ser observadas aqui no Hemisfério Sul, especialmente a primeira! Ambos os fenômenos ocorrem anualmente entre julho e setembro e, em 2019, alcançam seus ápices por estes dias, com a vantagem de que estamos na Lua Nova, o que favorece a observação.

“Estrelas cadentes”

Que tal falarmos sobre a Delta Aquarídeos do Sul primeiro? Essa chuva de meteoros ocorre todos os anos, mais ou menos do dia 12 de julho até 23 de agosto, quando a órbita da Terra cruza com a cauda do cometa Marsden (e possivelmente com a do cometa Kracht também) – e rochas espaciais presentes nessa estrutura acabam passando pela atmosfera terrestre.

O pico desse evento se dará nesta terça-feira (30), quando é esperado que cerca de 25 meteoros sejam vistos a cada hora, e o melhor horário para acompanhar o fenômeno é das 2h às 4h da manhã.

(Fonte: Space.com/Reprodução)

Já a Alfa Capricornídeos acontece quando o nosso planeta cruza com a órbita do cometa 169P/NEAT, o que ocorre todos os anos entre os dias 15 de julho e 1 de setembro. Esta chuva de meteoros é menos ativa do que a Delta Aquarídeos, sem falar que ela alcançou seu ápice no dia 27 de julho, ou seja, sábado, mas ainda será possível observar entre 4 e 5 meteoros por hora.

Quer saber como diferenciar uma chuva da outra? Segundo Dhara Singh, do site C|Net, enquanto as rochas da Delta Aquarídeos não produzem “rastros” no céu, as da Alfa Capricornídeos formam bolas de fogo que deixam clarões em sua passagem, então, é possível distinguir uma da outra.

E se São Pedro não colaborar e mandar céus encobertos para a sua cidade, saiba que você terá outras 2 oportunidades de observar eventos semelhantes ainda em 2019: a Taurídeos do Sul, que se dará entre 10 de setembro e 20 de novembro, com pico por volta dos dias 9 e 10 de outubro, e a Orionídeos, que acontecerá entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro, com ápice entre 21 e 22 de outubro – então, anote na agenda!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.