Telescópio Chandra faz 20 anos e NASA publica fotos da Via Láctea; confira

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio Chandra faz 20 anos e NASA publica fotos da Via Láctea; confira
Imagem: Nasa/Reprodução

Em 23 de julho de 1999, o Observatório de Raio X Chandra foi enviado ao espaço pela NASA, para coletar raios X de fontes de alta energia no espaço sideral. Na semana passada, a agência comemorou 20 anos do lançamento.

Desde o começo, foram cerca de 2,7 mil viagens ao redor da Terra, contabilizando mais de 2,5 bilhões de quilômetros. As capturas realizadas pelo telescópio resultam em belíssimas imagens que auxiliam no conhecimento do espaço pela humanidade. Geralmente, o ponto de vista do Chandra é combinado com o de outros telescópios, a fim de garantir a geração de imagens de estrelas e galáxias.

Para comemorar os 20 anos, a NASA compartilhou novas fotos da Via Láctea registradas pelo Chandra. Nós escolhemos nossas favoritas para mostrar a vocês e contar um pouquinho sobre cada uma delas. Vamos lá?

Abell 2146

A imagem é a visão de uma colisão entre dois aglomerados de galáxias. De acordo com a NASA, desde o Big Bang, a fusão entre aglomerados de galáxias é um dos eventos espaciais mais energéticos que existem e ocorrem devido à ação da gravidade. 

Sagitário A

Sagittarius A* é um buraco negro supermassivo que fica no centro da Via Láctea. Na imagem, temos uma nuvem de gás a uma temperatura de milhões de graus. Para compor a imagem, Chandra contou com dados de rádio do telescópio MeerKAT, posicionado na África do Sul.

Cygnus OB 2

Por fim, mas não menos importante, a imagem composta da enorme estrela Cygnus OB2. Para compô-la, foram usadas observações de Chandra e dados de outros telescópios. É uma foto superbrilhante e cheia de cores que demonstra a alta energia liberada pela estrela.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.