NASA conclui instalação do mastro de câmera no Rover Mars 2020

1 min de leitura
Imagem de: NASA conclui instalação do mastro de câmera no Rover Mars 2020

Aos poucos, a NASA tem ajustado o rover Mars 2020 para sua missão daqui a um ano. A última adição de equipamentos ao veículo de exploração foi a unidade da SuperCam, uma câmera extremamente potente e de vital importância para a realização de análises à distância e para procurar sinais de vida.

A SuperCam é uma versão melhorada e mais avançada que a já conhecida ChemCam, que integra o rover Curiosity. Na versão para a missão Marte 2020, o conjunto do dispositivo conta com uma câmera teleobjetiva, controles eletrônicos, laser, telescópio, microfone, software de operação, espectrofotômetro de infravermelho e espectrofotômetro raman.

O desenvolvimento da estrutura da câmera é resultado do trabalho em conjunto de pesquisadores espanhóis, franceses e americanos. O que estava faltando para a montagem do equipamento era somente o espectrofotômetro de infravermelho, entretanto, a entrega foi feita pela França há algumas semanas e então, os cientistas e engenheiros da JPL puderam dar continuidade e concluir sua instalação.

Segundo a Nasa, esse novo equipamento de exploração vai permitir que o rover Mars 2020 tenha como analisar amostras de sinais de vida, mesmo que os organismos tenham morrido há milhões de anos.

(Fonte: NASA/Divulgação)

Próximos passos da missão Marte 2020

Agora, engenheiros da JPL darão continuidade à montagem com a instalação do Mars 2020 Sample Caching System. Esse aparato de última geração faz uso de 17 motores que trabalharão separados para colher amostras do solo do planeta e armazenar no interior do rover.

A missão será laçada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral no mês de julho de 2020. A previsão, é de que a chegada no planeta vermelho ocorra em fevereiro de 2021. A pouso foi planejado para Jazero, uma cratera com 45 quilômetros de diâmetro, ao norte da linha do equador.

Há um motivo para essa escolha: fotos de satélite e análises apontaram que o lugar já foi ocupado por um lago de 243 metros de profundidade. Sinais de rios que entravam e saíam do lago também foram identificados dando maiores chances a descobertas incríveis!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.