Imagem de: Espécie inédita de dinossauro é descoberta no Paraná

Espécie inédita de dinossauro é descoberta no Paraná

1 min de leitura
Avatar do autor

Uma espécie inédita de dinossauro foi descoberta no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, na região Oeste do Paraná. A criatura teria vivido por ali há 90 milhões de anos, em uma estimativa feita por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade de São Paulo (USP) e do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste.

Batizado de Vespersaurus paranaensis, o belo animal tinha em torno de um metro e meio e era bípede e carnívoro. A descoberta comprova que os seres pré-históricos habitaram o Noroeste do Estado pelo menos 30 milhões de anos antes da extinção — na época, o local seria um deserto.  

dinossauroAs garras no pé do fóssil. Fonte: Eduardo Cavalari/RPC/Reprodução

“Tinha uma característica muito peculiar que era uma garra no pé em formato de lâmina que ele utilizava na captura de pequenas presas. Era um animal carnívoro, de pequeno porte, vivia no deserto e tinha um esqueleto leve, igual as aves têm hoje em dia ”, explicou o pesquisador Max Langer, da USP de Ribeirão Preto, ao G1.

A primeira vez do Paraná

Segundo Langer, o fato do gigante ter apenas um único dedo de sustentação na pata torna a identificação de nova espécie “relativamente fácil”, pois “nenhum animal que se conhece no mundo tem essas essas características”.

dinossauroObserve a desenvoltura do piazote. Fonte: Rodolfo Nogueira/Globo/Reprodução

“Essa descoberta é fantástica, porque é o primeiro dinossauro descoberto e descrito aqui no Paraná. Além do mais, a gente tem um dinossauro carnívoro, o que é muito raro de ser encontrado, de ser preservado”, comemora o presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Renato Pirani Ghilardi.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Espécie inédita de dinossauro é descoberta no Paraná