Supertelescópio da NASA vai a Saturno para estudar estações do ano

Imagem de: Supertelescópio da NASA vai a Saturno para estudar estações do ano

A NASA ainda não definiu quando exatamente lançará o Telescópio Espacial James Webb, mas, ao que parece, ele já tem uma primeira parada como ponto inicial dos estudos sobre o universo: Saturno.

Esse exótico planeta do Sistema Solar já foi alvo de pesquisas no passado, quando a sonda Cassini passou 13 anos de olho nele. Apesar de ser muito tempo, existe uma explicação para o fato de ainda se desejar saber mais e não ser possível levantar dados com tanta rapidez.

Cada temporada no planeta corresponde a algo em torno de 7 anos terrestres

A Cassini chegou por lá quando era verão no hemisfério sul. O problema é que cada temporada em Saturno corresponde a algo em torno de 7 anos terrestres; ou seja, 1 ano em Saturno representa quase 30 anos por aqui. Logo, o período de estudos precisaria, de fato, ser muito mais extenso.

A ideia de enviar o Telescópio Espacial James Webb é reforçada tanto por essa dificuldade de analisar as mudanças em um prazo hábil quanto pelas informações enviadas pela Cassini, que despertaram ainda mais a curiosidade dos astrônomos sobre esse gigante gasoso. Uma situação especial, por exemplo, foi uma tempestade que cobriu o planeta em 2011.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Telescópio Espacial James Webb

A esperança dos cientistas está no poder e na tecnologia do Telescópio Espacial James Webb, que será capaz, por exemplo, de identificar e analisar os alvos a partir de infravermelho médio, algo que ele conseguirá fazer com uma sensibilidade muito maior, em termos de qualidade e detalhes, do que qualquer outro observatório que já foi construído.

Em outras palavras, isso quer dizer que o telescópio poderá identificar determinada classe de planetas até então não detectada, por isso, além de Saturno, os astrônomos aproveitarão o James Webb para pesquisar orbes recém-formados e analisar os sistemas nos quais orbitam. O Telescópio Espacial James Webb será lançado em 2021 se não houver outro adiamento.