SpaceX terá hoje sua “missão mais difícil”, diz Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX terá hoje sua “missão mais difícil”, diz Elon Musk
Fonte: SpaceX/Reprodução
Avatar do autor

“Nosso lançamento mais difícil de todos os tempos.” Foi assim que o CEO da SpaceX, Elon Musk, definiu a missão espacial do foguete Falcon Heavy, que decola logo mais para entregar 24 cargas em 3 órbitas diferentes. O evento será acompanhado de perto por muita gente porque pode abrir muitas portas para as viagens comerciais no espaço.

Maior dificuldade será reiniciar o motor após cada entrega

Embora não leve nada assim tão importante para a segurança nacional dos Estados Unidos, esta é a primeira vez que um Falcon Heavy leva material útil da Força Aérea norte-americana — e as autoridades estão de olho antes de determinar quais os 2 fornecedores entre SpaceX, United Launch Alliance, Blue Origin e Northrop Grumman que assinarão contratos lucrativos de parceria para transportes de 2022 a 2026.

A companhia de Elon Musk diz atender a todas as 9 "órbitas de referência" da Força Aérea, o que significa enviar “bagagem” pesada para localidades que exigem muita energia para serem alcançadas. Na missão desta segunda-feira (24) (aqui acontece na virada de hoje para amanhã), um dos grandes desafios será reiniciar o motor Merlin 1D várias vezes para chegar a cada objetivo. As manobras exigirão um desempenho preciso no estágio superior, ao longo de 6 horas.

Funeral “cósmico”

Vale destacar que vários outros aspectos estarão sob observação na viagem de hoje. Uma delas será a reutilização da boa parte dos compartimentos, com retorno previsto das laterais para a Flórida e o núcleo a um navio robô.

Além de transportar cargas para agências governamentais e laboratórios de pesquisas, tanto do governo dos Estados Unidos quanto de universidades, chama a atenção o serviço de “funeral cósmico”: os restos mortais de 152 pessoas serão levados em pequenas cápsulas de metal, ao custo de US$ 5 mil, cada — em uma parceria com a empresa Celestis Memorial Spaceflights.

A terceira decolagem do Falcon Heavy, a STP-2 Mission, está prevista para 0h30 desta terça-feira (25), no horário de Brasília, e poderá ser acompanhada na transmissão acima. O webcast deve começar a 15 minutos do lançamento.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
SpaceX terá hoje sua “missão mais difícil”, diz Elon Musk