Dormir com a TV ligada pode aumentar peso, aponta estudo

1 min de leitura
Imagem de: Dormir com a TV ligada pode aumentar peso, aponta estudo

Como bem sabemos, há uma série de coisas que podem afetar o peso corporal. Boa parte das pessoas costuma ficar atenta a elas evitando uma rotina sedentária e procurando sempre ter uma alimentação equilibrada. Porém, um estudo divulgado recentemente apontou que as preocupações devem se estender também para outras coisas que nem imaginávamos estar relacionadas.

De acordo com pesquisa publicada no JAMA Internal Medicine, dormir com a TV ligada pode contribuir para o aumento de peso. Bizarro? Pode até ser, mas há uma explicação.

5 anos de acompanhamento

O levantamento para esse estudo envolveu a participação de 43.722 mulheres com idades entre 35 e 74 anos e comprovou que entrar no sono e ter qualquer fonte luminosa no ambiente pode interferir no ganho de peso. O dados para a pesquisa envolveram 5 anos de coletas e, nesse período, verificou-se que as pessoas que dormem com a TV ligada ou outro tipo de fonte luminosa ganharam algo em torno de 4 quilos.

Que a luz no período de sono pode atrapalhar já era algo conhecido de todos. Mas o que esse estudo comprova é que ela deixa de ser incômoda e passa a ser um fator de risco para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade em pessoas que já têm tendência a essas situações.

Próximo passo

Para complementar os estudos, os pesquisadores pretendem dar continuidade a análises em outros aspectos, visando entender melhor como a interferência ocorre, o que pode ser feito para minimizar os possíveis danos, quais são as consequências ao longo dos anos e, por fim, o que fazer como prevenção.

No mais, para ter uma boa noite de sono e ajudar na manutenção da saúde vale tomar algumas atitudes simples antes de dormir, como desligar a TV e deixar eletrônicos de lado. Aliás, esses últimos figuram como grandes vilões na hora de pegar no sono.

Como algumas pessoas realmente têm dificuldades para dormir, uma boa ideia é encontrar algo que possa ajudar a relaxar, como meditação, música, cheiro, chás, sucos, conforto, roupas e até mesmo o tipo de alimentação consumida antes de ir para a cama.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.