Cientistas da NASA explicam por que não chove em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas da NASA explicam por que não chove em Marte

Imagens de Marte revelam um planeta seco e de céu cinzento com o que parecem ser nuvens escuras de um tempo chuvoso. A presença de água ou neve em abundância não é comum por lá, então o que explica essa constante aparência nublada? Embora o Planeta Vermelho ainda tenha muitos segredos a serem revelados, a NASA aponta que há uma hipótese que pode esclarecer essa questão.

David Palmer e Kevin Boyce, astrofísicos da agência espacial estadunidense, dizem que essas nuvens são provavelmente formadas por gelo, como aquele presente na névoa fina e leves camadas de gelo que se formam em dias muito frios sobre o solo. Enquanto isso, a atmosfera rarefeita de Marte e sua temperatura extremamente gelada impedem que as nuvens congeladas cheguem a formar chuva e até mesmo neve, como acontece na Terra.

(Fonte: Reprodução/NASA)

“Essa precipitação provavelmente toma a forma de geada, em vez de chuva ou neve. É provável que o solo seja mais frio que o ar (especialmente em noites claras e frias), e assim o ar batendo no chão esfria e a água congela no chão como geada. Viking II (um lander de Marte nos anos 70) viu geada no chão em algumas manhãs”, completam Palmer e Boyce.

Em abril, o lander InSight registou uma foto em Marte que deixa bem evidente o céu nublado predominante no planeta (imagem acima). Com certeza, esse é um aspecto que os cientistas já estão considerando em suas pesquisas sobre o lugar, especialmente porque no futuro deve haver missões envolvendo humanos em Marte. Isso sem deixar de lado que a NASA planeja colonizá-lo em algum momento distante.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.