Coreia do Sul anuncia hospital com 5G, speakers e realidade aumentada

1 min de leitura
Imagem de: Coreia do Sul anuncia hospital com 5G, speakers e realidade aumentada

A Coreia do Sul é um dos países com pesquisas mais avançadas em 5G, mas não apenas para uso pelas redes móveis de celular. A operadora SK Telecom assinou um acordo em parceria com a Universidade de Yonsei, responsável por manter alguns hospitais no país, com o objetivo de levar a nova geração de conectividade móvel para o setor da saúde.

O anúncio aconteceu no fim de abril, mas a previsão para implantação é apenas para o ano que vem. A SK Telecom será responsável por implantar a rede 5G no local e desenvolver soluções direcionadas para o Yongin Severance Hospital, que tem previsão de inauguração em fevereiro de 2020, e para todas as unidades mantidas pela universidade.

As soluções incluem vários aparelhos e serviços para ajudar usuários, médicos e até visitantes. Estão previstos alto-falantes NUGU, com assistentes pessoais de voz para que pacientes controlem com comandos rápidos a cama, a programação da TV e a iluminação do quarto.

(Fonte: SK Telecom/Divulgação)

Além disso, haverá um sistema de navegação por realidade aumentada (AR), para auxiliar a localização e a locomoção pelo interior do hospital. Até uma solução de hologramas é planejada para que pacientes que precisam ficar em isolamento possam entrar em contato com seus familiares. Reconhecimento facial para liberar a entrada nos quartos e criptografia quântica também são citados como recursos de segurança para a instituição.

Tudo isso pode parecer pouco, mas imagine que essas tecnologias estão conectadas entre si e trocando informações com baixa latência, alta velocidade e sinal estável, que são algumas das características diferenciais do 5G.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.