Empresa apresenta conceito de veículo para exploração lunar de 2024

1 min de leitura
Imagem de: Empresa apresenta conceito de veículo para exploração lunar de 2024

Sob o desafio de cumprir o novo cronograma de levar a humanidade à Lua até 2024, a Lockheed Martin apresentou o conceito de um lander lunar tripulado. A empresa afirmou que, conforme seu planejamento, o veículo espacial estaria pronto antes mesmo do prazo estabelecido pelo governo Trump.

A Lockheed Martin, por outro lado, deixou claro que o projeto só poderia ser acelerado a partir da liberação de mais recursos, ou seja, investimentos por parte do governo norte-americano. A companhia, no entanto, não revelou quais seriam esses custos. O vídeo de demonstração do funcionamento do lander pode ser visto nesse vídeo no Vimeo.

De acordo com uma publicação oficial da empresa, trata-se de uma sonda reutilizável que seria capaz de transportar astronautas da Gateway – estação espacial dos Estados Unidos que ainda será construída – até a superfície da Lua.  Nessa base, o veículo poderia ser reabastecido e mantido “em órbita até a próxima missão”, aponta o texto.

Fonte: Lockheed Martin.

O conceito do lander foi somente divulgado ao público em um evento da Lockheed Martin, ou seja, não recebeu ainda aprovação da NASA. No caso, conforme o desafio de exploração lunar se aproxima, outras empresas podem vir a apresentar alternativas nesse sentido.

Administração Trump acelera expedição espacial

Com outros países investindo e realizando explorações espaciais bem-sucedidas, como é caso da China, o governo Trump tem aumentado a pressão sobre a NASA. A atual administração também quer se livrar da dependência da Rússia para transportar astronautas até o espaço. Nesse sentido, no início de abril, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, fez um discurso cobrando maior emprenho da agência.

O cronograma anterior previa que a missão de levar a humanidade à Lua fosse iniciada em 2028. Mas, no pronunciamento, Pence exigiu que isso fosse adiantado para 2024. A NASA aceitou o desafio, mesmo estando claramente atrasada com a entrega do foguete SLS e da cápsula Orion, projetados para essas situações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.