Estudantes de engenharia testam ensino à distância em laboratório virtual
Projeto reúne alunos em um ambiente digital para realizar experimentos que não podem ser feitos em casa ou em separado nos polos presenciais
Por Claudio Yuge
15/03/2019, às 07:10

Fonte: Google
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As realidades virtual (RV) e aumentada (RA) têm se desenvolvido em um ritmo mais acelerado nos últimos anos, principalmente para atender a demandas comerciais e de governos. O setor de entretenimento já não é mais o maior alvo da indústria, que também passa a atender outros segmentos, com a educação. Depois de alguns anos de pesquisa, é possível observar resultados interessantes.
Um deles é o projeto do Centro Universitário Internacional Uninter, que desde 2017 vem distribuindo kits práticos para estudantes de engenharia participar de experimentos práticos em laboratórios virtuais. Agora, os ambientes digitais estão prestes a estrear, devem começar suas atividades no segundo semestre deste ano.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Computação, Frank Alcantara, a prática envolve avaliações de alto nível de complexidade, que não podem ser feitas nas casas dos alunos ou nos polos de apoio presencial. O sistema foi incorporado em uma página web, que pode ser acessada por meio de um óculos cardboard de baixo custo, a partir de R$ 16.
Fonte: Google
“Optamos pela tecnologia mais acessível financeiramente, para garantir o máximo de abrangência entre os nossos alunos. Mas também estamos testando outros óculos, como o (Oculus) Rift e o Microsoft HoloLens”, comenta o professor.
O próximo passo é envolver o reconhecimento facial e de objetos com ajuda de outras frentes, como o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial (Nupedia).