Módulo da SpaceX retorna ilesa para a Terra em primeiro teste não tripulado

1 min de leitura
Imagem de: Módulo da SpaceX retorna ilesa para a Terra em primeiro teste não tripulado
Avatar do autor

O módulo Crew Dragon, fabricado pela SpaceX e lançado em conjunto com a NASA, retornou de seu voo de testes na manhã de hoje (08). A missão foi totalmente bem-sucedida, o que indica que a Crew Dragon pode ser, ainda esse ano, a primeira nave tripulada americana a ir até o espaço desde o fim do Programa de Ônibus Espaciais em 2011.

A missão começou no último sábado (02) com o lançamento da Crew Dragon em um foguete Falcon 9, também da SpaceX, do Kennedy Space Center, que é operado pela NASA. Tudo foi um sucesso: o propulsor da decolagem retornou corretamente para a base e o módulo viajou até a Estação Espacial Internacional (ISS), onde foi recebida pelos astronautas que a habitam atualmente – Anne McClain, David Saint-Jacques e Oleg Kononenko.

O módulo – que já está pronto para receber tripulantes, mas realizou o teste sem pessoas dentro – levou para a ISS cerca de 200 kg de equipamentos e materiais que serão usados pelos astronautas da estação em seus experimentos científicos.

Retorno triunfal

O retorno aconteceu durante essa madruga, quando a Crew Dragon se desacoplou com sucesso da ISS e tomou o rumo de casa, percorrendo novamente a órbita da Terra até encontrar o ponto e ângulo correto para realizar o processo de reentrada – durante o qual o atrito é tão forte que pode destruir facilmente uma nave espacial.

Tudo, novamente, ocorreu perfeitamente e pudemos acompanhar da Terra quando o módulo, em queda livre sobre o mar, abriu seus paraquedas para diminuir sua velocidade e tocar delicadamente a superfície da água. Lá, a Crew Dragon foi recuperada pelas embarcações da SpaceX e a missão foi considerada um sucesso total.

Agora é uma questão de tempo – talvez poucos meses – até que os quatro astronautas da NASA selecionados para tripularem a Crew Dragon (Victor Glover, Mike Hopkins, Bob Behnken e Doug Hurley) possam viajar no módulo até o espaço e, pela primeira vez em quase oito anos, uma nave tripulada americana possa levar seres humanos para fora de nossa atmosfera.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Módulo da SpaceX retorna ilesa para a Terra em primeiro teste não tripulado