Férias em Marte? NASA lança serviço de meteorologia do planeta vermelho

1 min de leitura
Imagem de: Férias em Marte? NASA lança serviço de meteorologia do planeta vermelho

A NASA lançou uma página que exibe as condições climáticas sobre Marte. Quem está coletando as informações é a sonda InSight, que aterrissou no planeta vermelho em 2018.

A missão da InSight é analisar o subsolo de Marte. Contudo, ela é dotada de ferramentas que a permite monitorar o clima da região onde se encontra. A NASA mescla as informações sobre o que se passa tanto acima quanto abaixo do solo, a fim de identificar o quanto a meteorologia afeta a leitura do sismógrafo da sonda.

Fonte:NASA

As informações do clima podem ser acompanhadas pelo site Mars Weather (Tempo em Marte, em português), onde constam dados sobre as temperaturas mínima e máxima, pressão do ar e velocidade e direção do vento. Embora esses dados sejam essenciais para a missão da InSight, analisá-los de forma isolada não deixa de ser uma experiência interessante. É curioso fazer parte da primeira geração que vai poder acompanhar o clima de outro planeta como se ele estivesse “logo ali”.

O site ainda mostra a previsão do tempo dos últimos dias, nos permitindo fazer uma comparação entre eles, além de gráficos com a variação diária.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.