Assista ao vivo: SpaceX lança hoje primeira missão privada à Lua

1 min de leitura
Imagem de: Assista ao vivo: SpaceX lança hoje primeira missão privada à Lua
Imagem: space

A SpaceX lança hoje (21) às 22h45, no horário de Brasília, a primeira missão financiada de forma privada à Lua. A empresa vai utilizar um foguete Falcon 9, o qual deve voltar à superfície para reutilização.

Ao todo, o lançamento levará três objetos ao espaço. A mais interessante, naturalmente, é a sonda israelense que tentará pousar na superfície da Lua. Ela se chama Beresheet e foi construída pela ONG SpaceIL, financiada por uma série de milionários de Israel.

Essa sonda pesa apenas 600 kg e tem como objetivo enviar áudio e vídeo por pelo menos dois dias de volta para a Terra. Ela também fará medições eletromagnéticas no nosso satélite natural nesse seu período de funcionamento. Depois da descoberta de água congelada nos polos da Lua, um grande interesse de agências espaciais tem surgido em volta dela.

Dinheiro privado

Caso o pouso e o lançamento corram bem, Israel pode se tornar a quinta nação a pousar um objeto na Lua. EUA, Rússia, China e Índia já completaram esse feito, mas todas as missões anteriores foram financiadas pela iniciativa pública.

A sonda israelense, contudo, parece mais uma forma de marcar presença no satélite do que de fato estudá-lo. O objeto está levando vários artefatos do país, tais como uma bíblia hebraica gravada em um disco metálico do tamanho de uma moeda e uma “cápsula do tempo” contendo a declaração de independência de Israel e lembranças do Holocausto.

Mais satélites

A missão principal do lançamento, contudo, não é a sonda que vai para a Lua. Em vez disso, um satélite de comunicações chamado Nusantara Satu será colocado em órbita para uma empresa indonésia. Um satélite experimental da força aérea dos EUA também vai na “bagagem” do Falcon 9.

Você poderá assistir ao lançamento a partir das 22h45 no vídeo embutido a seguir. A transmissão é da própria SpaceX. O lançamento deve acontecer logo nos primeiros minutos, e, em seguida, a empresa também mostrará a descida do foguete para pouso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.