Site mostra fotos de pessoas que parecem reais, mas foram criadas por IA

1 min de leitura
Imagem de: Site mostra fotos de pessoas que parecem reais, mas foram criadas por IA
Avatar do autor

Equipe TecMundo

As inteligências artificiais chegaram num ponto em que se tornaram capazes de criar imagens de pessoas consideravelmente realistas – sendo que, claro, essas pessoas não existem. A Nvidia, por exemplo,  é uma das empresas que mais tem utilizado deep learning e já criou até uma rede geradora adversária (GAN).

O que isso tem de interessante? Hoje, é possível fazer ele gerar imagens convincentes de pessoas que nunca existiram. Esse é o propósito do site “This Person Does Not Exist” que, traduzido, significa "Esta pessoa não existe".

A GAN, a rede neural utilizada pela empresa, trabalha com a separação dos dados de uma inteligência artificial em várias partes. Então, um conjunto de algoritmos - chamado de "gerador" - tenta criar algo que, neste caso, é um rosto humano. Enquanto isso, outro conjunto - agora, um juiz - tenta determinar se a imagem é real ou falsa.

Se o juiz decidir que a imagem é falsa, o trabalho do gerador é recomeçado do zero. Assim que o juiz for enganado pelos algoritmos, um desenvolvedor de IA vai analisar os resultados para descobrir se os algoritmos precisam de ajustes.

A empresa está constantemente aperfeiçoando a IA. Assim, a estrutura da inteligência artificial em questão foi melhorada e atualizada, o que significa que basta atualizar a página e pronto, você verá sempre uma imagem bem convincente de pessoas que nunca existiram.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.