Mars One está oficialmente falida em sua missão de povoar Marte

1 min de leitura
Imagem de: Mars One está oficialmente falida em sua missão de povoar Marte

Quando a Mars One Ventures abriu candidatura para 100 pessoas em um projeto de iniciativa privada para povoar Marte, a notícia correu o mundo e até mesmo uma brasileira comemorou bastante o fato de ter se tornado uma das finalistas do programa. Mas… com o tempo, o sonho de transformar o Planeta Vermelho em um segundo lar foi ficando para trás, com suspeitas de golpes, fim de parcerias, falta de detalhes sobre a viagem e os veículos para isso, enfim, a história não estava mais colando.

Agora, a Mars One Ventures está oficialmente falida. A notícia chegou a conhecimento público no Reddit, que ficou sabendo por meio do site do município de Basel, na Suíça, onde fica a sede de empresa-mãe. A declaração de liquidação foi feita no dia 15 de janeiro, o que dissolveu a organização.

mars oneO idealizador do Mars One, Bas Lansdorp. Fonte: Matter

O próprio idealizador, Bas Lansdorp, confirmou a bancarrota ao Engadget e adiantou que “está trabalhando em uma solução” — a esperança seria capitalizar sobre o braço não rentável Mars One Foundation, que fica na Holanda, para tentar levantar alguma verba para investimento.

Programa vinha cambaleando faz tempo

Bem, quem acompanha de perto as atualizações sobre o programa não está muito surpreso com essa notícia. Em 2015, assim que ele foi anunciado com impressionantes 200 mil cadastros, logo foi desmentido por uma matéria da Matter, que também questionou bastante o teste seletivo — afinal, o processo nem de longe tinha o mínimo de rigor que a NASA exige para mandar alguém para o espaço.

Depois disso vieram uma sucessão de perguntas sem respostas, a exemplo da ausência de hardware e de um veículo; o fim da parceria com a Endemol, que faria um reality show sobre o assunto; e vários especialistas contestando o projeto, mostrando que ele seria inviável, ainda mais no prazo de 10 anos.

mars oneFonte: Mars One

Em seguida, a Mars One passou a publicar diferentes cronogramas de lançamento, com diversos atrasos, e em 2016 foi comprada pela companhia suíça InFin Innovative Finance, que nem mesmo atualiza mais o site — a última postagem com datas do programa é de 10 de julho de 2018. Por enquanto, a companhia não comentou sua falência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.