Pesquisadores recriam corpo de animal que viveu há 290 milhões de anos

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores recriam corpo de animal que viveu há 290 milhões de anos

Já pensou como seria bacana ver uma criatura de mais de 290 milhões de anos de idade caminhando fora dos filmes de ficção e efeitos especiais? Pois é, isso aconteceu devido a uma ajuda da tecnologia. John Nyakatura, biólogo evolucionista da Universidade Humboldt, localizada na Alemanha, se uniu a experts de robótica para recriar a aparência de um animal antigo: o Orabates pabsti.

A réplica foi construída trabalhando-se um osso de cada vez, de modo que o esqueleto produzido foi encaixado aos componentes eletrônicos necessários para que seu movimento fosse reproduzido na vida real. Claro que o ser não foi trazido de volta à vida, mas seus movimentos, sim  e de forma bastante satisfatória.

No fim, os pesquisadores conseguiram criar uma reprodução animatrônica do Orabates pabsti, que foi carinhosamente chamada de "OroBOT". O modelo desenvolvido não possui as dimensões exatas do corpo original do animal, já que foi necessário realizar algumas pequenas reduções para abrir espaço para as partes mecânicas a fim de que os movimentos tivessem aspecto natural.

Para criar o corpo do OroBOT, o time utilizou partes impressas por impressoras 3D e partes metálicas. Depois, a equipe buscou pegadas preservadas do animal como uma espécie de modelo para desenvolver o caminhar da criatura, tanto que a velocidade e os ângulos de movimentos foram alguns dos aspectos estudados cuidadosamente a fim de reproduzir a caminhada da forma mais real possível.

Caso o nome desse animal seja estranho para você, saiba que o OroBOT está representando uma criatura ágil e forte que lembra um pouco um crocodilo  principalmente por estar pronto para enfrentar mais de um tipo de ambiente. Agora, o OroBOT está disponível em uma exposição em Berlim, que segue até o dia 5 de fevereiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.