Voyager 2 é o segundo “objeto humano” a entrar no espaço interestelar

1 min de leitura
Imagem de: Voyager 2 é o segundo “objeto humano” a entrar no espaço interestelar
Imagem: laboratoryequipment

A NASA anunciou hoje (10) que a Voyager 2 ultrapassou a heliopausa, a última fronteira na qual os ventos solares do nosso Sol ainda têm algum efeito importante no espaço. Essa é a segunda vez na história da humanidade em que um objeto feito pela nossa espécie cruzou essa fronteira. A primeira foi em 2012, quando a Voyager 1 concluiu o mesmo feito.

“Para mim, esse é um momento absolutamente incrível na história da exploração espacial”, disse Georgia Denolfo, uma astrofísica da NASA que trabalha nas missões Voyager.

Durante a conferência com a imprensa realizada pela agência espacial norte-americana, Denolfo enfatizou que este é um momento único. “Éramos capazes apenas de observar a galáxia através da lente turva da heliosfera, e agora podemos dar um passo para o lado de fora com a Voyager”, comentou.

voyger 2Voyager 2 (fonte: TheVerge)

Dentro da heliosfera, os ventos solares da nossa estrela são praticamente onipresentes e impedem grande parte das partículas externas entrarem no nosso sistema. Mais distante do Sol, a influência desses ventos diminui e partículas subatômicas conhecidas como raios cósmicos começam a dominar o espaço.

A barreira entre a influência dos ventos solares e os raios cósmicos, a heliopausa, foi ultrapassada pela Voyager 2 no dia 5 de novembro. Contudo, por conta da distância da Terra, só foi possível confirmar essa marca mais recentemente considerado o atraso nas comunicações.

Último passo

As Sondas Voyager tiveram um importante papel em observar vários planetas mais distantes da Terra e, agora, partem para a fronteira do Sistema Solar. Apesar de terem atravessado a barreira da heliopausa, a última fronteira só deve ser alcançada em cerca de 300 anos.

Essa barreira é onde orbitam objetos como cometas e outros elementos cósmicos, chamada de “Nuvem Oort”. Para ultrapassar totalmente essa nuvem, as Voyager 1 e 2 levaria mais 30 mil anos. Estima-se, contudo, que os aparelhos estarão funcionais por apenas mais 10 anos.

As sondas também carregam discos dourados, criados pela NASA como mensagens da humanidade para outras possíveis cavilações extraterrestre decifrarem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.