Pesquisadores da Universidade de Emory, do estado da Georgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um aplicativo para celular capaz de detectar se uma pessoa está com anemia, utilizando apenas a câmera do aparelho. O projeto foi divulgado nesta semana na prestigiada revista científica Nature.

Pesquisas apontam que, no mundo todo, cerca de 2 bilhões de pessoas sofrem de anemia, condição caracterizada pelo baixo nível de hemoglobina no sangue. Geralmente, a anemia é descoberta por meio da coleta e exame de sangue, mas os cientistas da Universidade de Emory defendem que é possível detectar esta condição com uma única foto das unhas das mãos.

O aplicativo desenvolvido pelos pesquisadores é capaz de estimar o nível de hemoglobina no sangue por meio da análise da cor da unha. Com o aplicativo em funcionamento, basta apontar a câmera para a mão e tirar a foto, sinalizando na imagem, em seguida, exatamente onde as unhas estão.

Depois disso, o nível de hemoblogina surge automaticamente na tela. Os pesquisadores divulgaram um vídeo que mostra o app fazendo os exames.

O aplicativo ainda não está disponível para ser baixado, já que os estudos devem continuar. No artigo publicado na Nature, os pesquisadores defendem que o app tem potencial para substituir futuramente os tradicionais exames de sangue feitos em laboratórios. Além de ser um método não invasivo, o app poderia baixar drasticamente os custos para se detectar a anemia, além de permitir que pessoas cronicamente anêmicas pudessem monitorar seus níveis de hemoglobina a qualquer momento e em qualquer lugar.